

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta sexta-feira (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A prova, considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, foi aplicada em duas etapas, nos dias 9 e 16 de novembro, e mobilizou mais de 195 mil estudantes em todo o Paraná. Desse total, cerca de 72 mil são concluintes do Ensino Médio da rede estadual de ensino.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) intensificou, nos últimos anos, o uso de recursos educacionais digitais para apoiar a preparação dos estudantes da rede pública. Entre as iniciativas, destacou-se o uso da plataforma Redação Paraná, um ambiente digital que utiliza inteligência artificial para corrigir e orientar produções textuais, contribuindo para o aprimoramento do desempenho em uma das etapas mais decisivas do Enem.
Outras ações pedagógicas também foram desenvolvidas pela Seed-PR para apoiar os estudantes da rede estadual. Um dos destaques é o Enem Paraná, Recurso Educacional Digital (RED) lançado em março de 2025, que reúne videoaulas e simulados. A ferramenta pode ser acessada pelo celular ou computador e funciona inclusive sem conexão com a internet, quando realizado o download das videoaulas, ampliando o alcance do conteúdo educacional.
“O Enem representa um momento decisivo na trajetória dos nossos estudantes, e eles contam com todo o apoio da rede estadual. Nossos professores estão empenhados em orientar e oferecer o suporte necessário ao longo dessa preparação. É fundamental aproveitar cada aula, revisar os conteúdos e confiar no aprendizado construído”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Com a divulgação das notas, os participantes passam a ter acesso a diversas oportunidades educacionais oferecidas pelo governo federal. O MEC administra três programas que utilizam o desempenho no Enem como critério de seleção e que impactam diretamente o futuro acadêmico dos estudantes.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite o ingresso em universidades públicas em todo o país; o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece condições facilitadas de financiamento para a educação superior.
Além disso, muitas instituições de ensino superior já utilizam a nota do Enem como forma de ingresso direto, dispensando o vestibular tradicional. A única exceção é para os candidatos que participaram do exame na condição de treineiros.
Os participantes podem consultar AQUI o desempenho individual na Página do Participante.
Educação Ganhando o Mundo Diretor: Educação abre inscrições para vagas remanescentes
Educação Atraso no PCDT da Sobrecarga de Ferro prejudica pacientes
Marabá - PA Semed: Jornada Pedagógica prepara rede municipal para os desafios educacionais de 2026
Educação Estudante formado em Direito pelo programa Universidade Gratuita destaca importância das contrapartidas: “excelente oportunidade de experiência prática”
Educação Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem
Educação Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet
Mato Grosso do Sul Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Amazonas Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Fundação Matias Machline
Cuiabá - MT Secretário reforça retomada das aulas em 2 de fevereiro em Cuiabá Mín. 19° Máx. 28°





