

A coordenação e a equipe multidisciplinar da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) participaram de reunião de trabalho com integrante da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Na reunião virtual, a Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP) foi representada por Maíra Ferreira, colaboradora da SENAPPEN.
De acordo com o coordenador da CIAP, policial penal Josinaldo Lucas, a pauta tratou dos alinhamentos para iniciar no âmbito da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap-PB) os grupos de responsabilização com homens autores de violência doméstica que são encaminhados pelo poder judiciário, mais especificamente a Vara de Penas Alternativas.
A CIAP já tem cadastrados vários homens que foram condenados ou fizeram acordos com a justiça e dentre as medidas determinadas pelo judiciário está a de comparecer aos grupos reflexivos e esse trabalho será iniciado na próxima semana.
“O trabalho é fundamental para colaborar com a sensibilização desses homens que praticaram algum ato de violência contra as mulheres”, destaca Josinaldo Lucas.
A equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, advogada e assistente social, desenvolverá com esses homens trabalhos relacionados com técnicas de justiça restaurativa visando a conscientização e a responsabilização dos mesmos e que eles possam estar em sociedade não mais como agressores, mas defensores de mulheres e ressignificando as condutas feitas anteriormente.
_______
Ascom/Seap-PB
Revisão e fotos:Wanildo Martins




Piauí Oficina de Quilling encerra programação das Férias Criativas na Casa do Artesão em Teresina
Goiás Crer orienta sobre riscos das mochilas pesadas
Cidades Castramóvel chega ao Pradoso e oferece castração e microchipagem de cães e gatos
Legislativo - MS Deputado Zé Teixeira solicita recuperação da "Quarta Linha" na MS-147
Cidades Mutirão de Oftalmologia: Secretaria de Saúde informa que 297 óculos estão aguardando seus donos no Cemae
Verão Maior Paraná Postos fixos do Verão Maior Paraná ultrapassam 885 mil atendimentos em 14 dias
Acre Deracre mantém frentes de trabalho ativas nas rodovias estaduais
Desenvolviment... Estado inicia entregas de 2026 com 366 kits maternidade nas regiões Oeste e Sudoeste
PM - MS Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão em Corumbá durante serviço de 24 horas e alcança sete foragidos capturados em 2026. Mín. 19° Máx. 28°





