

Profissionais da enfermagem do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em João Pessoa, participaram nesta quinta-feira (15) de uma capacitação ofertada pelo Projeto de Reestruturação de Hospitais públicos - RHP do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, pelo PROADI-SUS. O projeto tem como objetivo a melhoria de processos assistenciais e de gestão com a oferta de diversos cursos. O treinamento aconteceu das 8h às 17h, no auditório da Policlínica de Jaguaribe.
A iniciativa do RHP vem sendo desenvolvido na unidade desde o ano passado e desta vez, a capacitação é direcionada a enfermeiros do Complexo Pediátrico, com foco no Processo de Enfermagem, método científico que orienta a organização do cuidado prestado pela enfermagem e cuja aplicação é obrigatória, conforme legislação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em todos os serviços onde há cuidado de enfermagem.
A capacitação integra as ações de apoio técnico e consultoria realizadas pelo PROADI-SUS, iniciativa do Ministério da Saúde que conta com a atuação de hospitais de excelência, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Moinhos de Vento. O objetivo do programa é fortalecer a gestão, qualificar os processos administrativos e aprimorar a qualidade da assistência nos hospitais públicos do país.
A Enfermeira Analista de Ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Patrícia Santesso Laurino, explica que durante a atividade, os profissionais aprofundam conhecimentos sobre o conceito do Processo de Enfermagem, a taxonomia utilizada, as etapas do método — que envolvem o levantamento de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação — além da legislação que regulamenta sua aplicação na prática assistencial.
“O Processo de enfermagem é um método de trabalho científico dos enfermeiros para qualificar a assistência de enfermagem, ter uma assistência de qualidade e o Complexo Arlinda Marques faz parte do Projeto de Reestruturação de hospitais Públicos, onde trabalhamos com melhorias de processos assistenciais e de Gestão. O Objetivo é instrumentalizar os enfermeiros para implementar as cinco etapas do processo dentro das suas áreas, na instituição”, explicou.
O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, em andamento no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, tem como foco a melhoria contínua de processos e fluxos de trabalho, com atenção especial a áreas estratégicas como segurança do paciente, padronização de rotinas, fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), monitoramento de indicadores e qualificação do cuidado.
Para o Coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, André Guedes de Lima, um dos participantes da capacitação, a iniciativa tem sido fundamental para a rotina das atividades. “Está sendo muito proveitoso estar fazendo parte dessa aula com o RHP para a gente poder melhorar a assistência de enfermagem no Complexo de pediatria”, afirmou.
A participação da unidade nas ações do PROADI-SUS reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde com a melhoria da gestão hospitalar e com a oferta de uma assistência cada vez mais segura, eficiente e qualificada para a população, a partir de parcerias institucionais que contribuem para o fortalecimento do SUS.
De acordo com o diretor geral da unidade, Daniel Gonçalves, a iniciativa tem contribuído de forma positiva na unidade que é referência em pediatria para a toda a Paraíba. “A atuação do PROADI-SUS tem sido fundamental para o fortalecimento dos processos do Complexo Pediátrico Arlinda Marques. Por meio dessa parceria, conseguimos qualificar rotinas, aprimorar a gestão e fortalecer práticas assistenciais em uma unidade que é referência em pediatria para toda a Paraíba, refletindo diretamente na segurança do paciente e na qualidade do cuidado ofertado à população”, ressaltou.
Além do Complexo Pediátrico Arlinda Marques outras duas unidades hospitalares da rede estadual fazem parte do PROADI-SUS Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos, são eles: o Hospital Regional Santa Filomena (Monteiro) e a Maternidade Peregrino Filho (Patos).
PROADI-SUS -O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com hospitais de excelência, voltada ao fortalecimento da gestão, da qualidade assistencial e da segurança do paciente no SUS. Na Paraíba, quatro projetos estão em execução, acompanhados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), promovendo avanços significativos na estruturação dos serviços hospitalares e na qualificação das equipes. Nos hospitais da rede estadual são executados três programas: Lean nas Emergências, Reestruturação dos Hospitais Públicos e Saúde em Nossas Mãos.
O Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos -Tem como meta fomentar melhorias assistenciais e gerenciais, fortalecer a gestão hospitalar e promover a padronização de processos e protocolos. O projeto iniciou-se em julho de 2024, e o acompanhamento é realizado por reuniões e videoconferências periódicas, com atuação ativa do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
Principais avanços: padronização da passagem de plantão; implantação da visita multiprofissional; disponibilização da ficha de notificação de incidentes; realização de reuniões dos Comitês de Óbito; e validação dos protocolos conforme a Norma Zero.
Hospitais participantes: Hospital Infantil Arlinda Marques, Hospital Regional Santa Filomena (Monteiro), Maternidade Peregrino Filho, Hospital Universitário Alcides Carneiro e Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello




Polícia Civil - MS Polícia Civil prende em flagrante suspeito de furtar comércio em Ribas do Rio Pardo
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Verão Maior Paraná IAT atende mais de 10 mil pessoas em duas semanas do Verão Maior Paraná
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem de 33 anos, por tráfico de drogas e posse de arma de fogo, em Dourados
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Ribas do Rio Pardo
Bahia Estudantes da Uesb foram beneficiados com mais de 6.100 bolsas concedidas em 2025
Acre Resolução estadual reforça critérios de idade para acesso à Educação de Jovens e Adultos no Acre
Espírito Santo Governo do Estado investe em rodovia e abastecimento de água em Conceição da Barra
Caruaru - PE Guarda Municipal de Caruaru recupera bicicleta furtada e reforça presença ostensiva no Centro da cidade Mín. 19° Máx. 28°





