

O site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), disponível no endereço https://www.sefaz.ba.gov.br , registrou um crescimento expressivo no número de acessos em 2025 e encerrou o ano com 6,9 milhões de visitas. O resultado representa mais que o dobro do volume contabilizado em 2024, quando foram registradas 3,2 milhões de visitas.
Entre os serviços mais acessados em 2025, destacaram-se aqueles relacionados à emissão e consulta de documentos fiscais. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) figuraram entre as principais demandas, utilizadas tanto por empresas e contribuintes quanto por cidadãos não contribuintes, para registrar operações, verificar informações e garantir a regularidade dos documentos fiscais emitidos. Em seguida aparece o pagamento do IPVA, serviço que concentra grande procura especialmente nos primeiros meses do ano, quando os contribuintes buscam informações sobre valores, prazos e formas de quitação. Outro destaque é a consulta aos Textos Legais, seção do site que reúne legislação, portarias e normas fiscais, fundamentais para profissionais da área contábil, jurídica e para o cidadão em geral.
Além desses serviços, o site da Sefaz-BA oferece mais de 100 funcionalidades, como consultas tributárias, emissão de documentos, acesso ao Balcão Virtual, Carta de Serviços, orientações fiscais e informações sobre finanças públicas. “Esse avanço reflete o fortalecimento da estratégia de digitalização dos serviços fazendários e a ampliação do uso das ferramentas on-line pela população. Reformulado e modernizado nos últimos anos, o portal reúne atualmente uma ampla gama de serviços e informações, permitindo que cidadãos e empresas resolvam demandas fiscais sem a necessidade de deslocamento presencial, com mais agilidade e segurança. Costumo afirmar para quem tem dúvida sobre serviços que a Sefaz oferece: ‘consulte a Carta de Serviços, sua resposta está lá”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), Félix Mascarenhas.
Outro diferencial do portal é a ampliação e integração de conteúdos estratégicos, como a entrada do portal da Reforma Tributária, o site do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP), a criação da plataforma do Sistema de Gestão do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer bens ou direitos (SGITD) e a nova ferramenta de Chatbot, que auxilia o atendimento aos cidadãos por meio do WhatsApp, oferecendo orientações rápidas, esclarecimento de dúvidas e acesso facilitado a serviços.
De acordo com Moisés Piropo, diretor de Atendimento da Sefaz-BA, os números registrados ao longo de 2025 refletem o resultado de investimentos em digitalização e melhorias contínuas. “Estamos focados em simplificar o acesso dos cidadãos e empresas aos nossos serviços. As mudanças implementadas atendem à necessidade de modernização e transparência, além de impulsionar o ambiente de negócios no estado”, destaca.
Fonte
Ascom/Sefaz-BA
Marabá - PA Sicom: Sala do Empreendedor realiza ação de regularização dos MEIs referente ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
Marabá - PA Sicom: Sala do Empreendedor realiza ação de regularização dos MEIs referente à Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
São Paulo SP lança programa para formar mais de mil gestores do SUS paulista
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende em flagrante suspeito de furtar comércio em Ribas do Rio Pardo
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Verão Maior Paraná IAT atende mais de 10 mil pessoas em duas semanas do Verão Maior Paraná
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem de 33 anos, por tráfico de drogas e posse de arma de fogo, em Dourados
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Ribas do Rio Pardo
Bahia Estudantes da Uesb foram beneficiados com mais de 6.100 bolsas concedidas em 2025 Mín. 19° Máx. 28°





