

Entre os dias 19 e 30 de janeiro, a Sala do Empreendedor realiza uma ação especial voltada ao atendimento dos Microempreendedores Individuais (MEIs), referente ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional com o objetivo de orientar, apoiar e facilitar a regularização de pendências fiscais, cadastrais e tributárias junto à Receita Federal.
O secretário Eugênio Vale orienta que os microempreendedores devem procurar a Sala do Empreendedor para verificar pendências no CNPJ o mais rápido possível.
“O MEI deve vir à Sala do Empreendedor a partir do dia 19, das 8h às 14h. Atenderemos todas as demandas. Ele deve vir portando os documentos pessoais RG e CPF, para que a gente possa verificar o cadastro no sistema, e que não deixe para a última hora, para não correr o risco de perder seus benefícios”, explicou o secretário.


Já para os MEIs com situação regular, a Sala do Empreendedor também disponibiliza suporte para a entrega da declaração anual, que deve ser informada ao SIMEI de 1° de janeiro a 31 de maio do ano-calendário subsequente ao ano de faturamento.
A iniciativa destaca o compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo local, oferecendo atendimento especializado para que os MEIs possam manter seus negócios em conformidade com a legislação e seguir crescendo de forma segura e sustentável.
Entenda o DAS
Os Microempreeendedores Individuais precisam pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional que são os tributos recolhidos referente ao exercício da atividade MEI que envolve o imposto sobre serviço, comércio e contribuição previdenciária. O não pagamento pode acarretar complicações para o MEI, com o inclusão em divida ativa, protesto e cartório.
Os MEIs que iniciaram 2026 com pendências terão a chance de fazer a regularização junto ao Simples Nacional até o dia 31 de janeiro, conforme explica Vanda Monteiro, contadora da Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (SICOM).
“Passada essa data, eles podem se regularizar, mas não poderão mais se reenquadrar neste ano; só poderão no próximo ano, e terão que adotar outra modalidade de microempresa. Vão ter que procurar um contador, não poderão mais ser atendidos pela Sala do Empreendedor e terão outros custos de licença e alvará”, esclareceu a contadora.


De acordo com a SICOM, em Marabá, há um volume de mais de 10 mil MEIs, e muitos deles estão em débito. Esses débitos, ao longo dos meses, vão se acumulando e geram dívidas que muitas vezes se tornam impagáveis para o MEI.
A secretaria alerta que, diante disso, órgãos da fazenda estão fazendo o procedimento de desenquadramento do MEI, ou seja, os microempreendedores perdem todos os benefícios fiscais do Sistema Simplificado (SIMEI) e passam para um regime tributário mais complexo e oneroso.
Serviço
Ligada à Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (SICOM), a Sala do Empreendedor fica localizada na Rua 5 de Abril, em frente à Praça Duque de Caxias, no prédio da antiga Caixa Econômica Federal. O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para outras informações, o contato pode ser feito via WhatsApp pelos números (94) 3321-1872 e (94) 3321-1873.



Texto: Derik Lopes
Fotos: Sara Lopes
The post Sicom: Sala do Empreendedor realiza ação de regularização dos MEIs referente à Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) appeared first on Prefeitura de Marabá .
Verão Maior Paraná 5ª edição do Circuito de Corridas Sanepar estreia em Guaratuba neste domingo
Infraestrutura... Restauração em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 26%
Espírito Santo Seag divulga resultado final do Programa Acelera Agroindústria para inscrições de setembro e outubro de 2025
Marabá - PA Painel de vagas de emprego disponíveis no Sine na segunda-feira, 19 de janeiro
Infraestrutura... Restauração em concreto PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 26%
São Paulo Governo de SP intensifica vacinação contra sarampo e febre amarela em profissionais do transporte público
Cidades Empreendedores da Economia Solidária se reúnem com Banco do Nordeste para conhecer oportunidades de negócios
Mato Grosso do Sul Dourados avança em saneamento e saúde com pacote histórico de obras e investimentos
Verão Maior Paraná Porto São José recebe Troféu Elite, que treina bombeiros para resgates aquáticos Mín. 19° Máx. 28°





