

As águas calmas do Rio Paraná, no distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, ficaram agitadas nesta sexta-feira (16). A Arena do Verão Maior Paraná montada no porto recebeu a quinta edição do Troféu Elite, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A competição reuniu bombeiros militares e civis que atuam no atendimento à população em toda a costa Noroeste durante a temporada e reforçou, de maneira lúdica e divertida, as técnicas de resgate e salvamento aquático, em um clima de disputa acirrada.
As provas simulam situações reais de salvamento e exigem preparo físico, velocidade e domínio técnico. O objetivo é aprimorar as habilidades dos bombeiros militares que trabalham diariamente para garantir a segurança dos veranistas que lotam os portos e praias de água doce da região.
“A competição é tradicional dentro do Corpo de Bombeiros do Paraná e visa aprimorar o salvamento dos nossos atletas, que são nossos bombeiros e guarda-vidas que estão atuando na competição verão. O objetivo é que, através dessas provas, a gente consiga melhorar o desempenho na atividade fim, que é o salvamento aquático”, afirmou o sargento Sandro Souza, organizador da etapa no Noroeste.
Segundo o sargento, a etapa realizada na região é adaptada. “A competição aqui na costa noroeste é um pouquinho diferente do que a competição matriz, que acontece no Litoral. Aqui a gente faz provas reduzidas em virtude das características do local. A primeira prova é o do duathlon, que aqui chamamos de flash duathlon, porque é uma distância mais curta, uma prova mais rápida. O atleta precisa correr e nadar: corre um percurso de 500 metros e nada mais 500 metros˜, explicou.
Na sequência, divididos em duplas, os competidores precisam simular o resgate de uma vítima de afogamento, em que quem faz o menor tempo é o vencedor. “Depois temos as provas de explosão, que são a corrida até a nadadeira e o revezamento para testar também a explosão dos nossos atletas de velocidade", detalhou o sargento Sandro.
Todos os participantes recebem medalha de participação e os primeiros colocados de cada prova recebem o Troféu Elite, com a possibilidade da disputa da prova matriz no Litoral, em data ainda ser definida.
VENCEDORA -Entre as mulheres, a vencedora do flash duathlon foi alguém da casa: a guarda-vida civil Maria Eduarda Lima do Carmo, de apenas 20 anos, moradora de Porto São José. “É a segunda vez que eu participo dessa competição. Meu sonho é ser bombeira militar um dia. Gratificante chegar em primeiro lugar entre todas as meninas que estão competindo aqui”, contou.
Apesar da pouca idade, Maria Eduarda já atua como guarda-vidas desde 2023, quando fez o curso com os bombeiros militares. “Eu amo o que eu faço, isso aqui pra mim é um hobby, não é um serviço, porque quando a gente faz o que ama não é um serviço, é um hobby. É gratificante estar aqui no meio deles, um dia serei um deles, se Deus quiser", planeja.
Segundo o posto do CBMPR montado na costa noroeste, desde o início da temporada de verão 13 resgates de veranistas foram realizados nas prainhas de água doce do Paraná.
UEPG Los Bravos e UEPG alinham ações sobre o trote solidário 2026
São Paulo Irmãos suspeitos de receptação de celulares furtados são detidos pela Polícia Civil
Legislativo - MT Deputado Thiago Silva indica e comemora avanços para a licitação de 16 km do Anel Viário
Acre Iapen promove treinamento de sobrevivência policial para policiais penais do Acre
São Paulo Defesa Civil de São Paulo renova alerta para chuvas intensas e mobiliza Gabinete de Crise nos dias mais críticos
São Paulo Previsão do tempo para sábado (17), em SP: sensação de abafamento
Cidades Janeiro Branco: Nast oferece encontro dedicado ao cuidado com a saúde mental dos profissionais de RH da Prefeitura
Cidades Prefeitura publica primeira retificação da seleção da Fundação Pública de Saúde
Verão Maior Paraná 5ª edição do Circuito de Corridas Sanepar estreia em Guaratuba neste domingo Mín. 19° Máx. 28°





