Sexta, 16 de Janeiro de 2026
21°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Governo

Paciente bariátrica do Hospital Dr. Carlos Macieira participa de passeio terapêutico na Avenida Litorânea

A iniciativa integrou as ações de humanização da unidade e levou a paciente à Praça dos Pescadores e ao Mirante da Litorânea, na Avenida Litorânea.

16/01/2026 às 19h57
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Paciente se emocionou com passeio (Foto: Wellington Silva)
- Paciente se emocionou com passeio (Foto: Wellington Silva)

Com foco na promoção do bem-estar e na humanização do cuidado, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) realizou, nesta sexta-feira (16), um passeio terapêutico com a paciente bariátrica Alessandra Gomes, de 52 anos. A iniciativa integrou as ações de humanização da unidade e levou a paciente à Praça dos Pescadores e ao Mirante da Litorânea, na Avenida Litorânea.

“Estou muito emocionada, porque realmente não esperava. Quando o médico me chamou e a equipe multidisciplinar veio conversar comigo, fiquei muito contente. Isso me deu ânimo”, relatou Alessandra.

Alessandra iniciou o acompanhamento para a cirurgia bariátrica no próprio HCM, ainda em 2025, por meio do ambulatório especializado da unidade. Após passar por consultas e avaliações com equipe multiprofissional, incluindo enfermagem, psicologia, psiquiatria, nutrição, endocrinologia, cardiologia e cirurgia, ela realizou o procedimento no hospital, seguindo todas as etapas de preparo e acompanhamento indicadas.

Durante o período pós-operatório, Alessandra apresentou um quadro de desconforto abdominal e, seguindo as orientações recebidas no acompanhamento clínico, procurou atendimento de urgência. Ela foi avaliada inicialmente em uma unidade de pronto atendimento e, posteriormente, encaminhada ao Hospital Dr. Carlos Macieira para observação e cuidados complementares, como parte do acompanhamento previsto no pós-cirúrgico.

“Quando a gente recebe alta, ganha um livrinho com orientações, e uma delas é procurar atendimento caso sinta qualquer desconforto. No meu caso, segui exatamente o que a equipe orientou”, explicou a paciente, que foi submetida à cirurgia bariátrica do tipo bypass gástrico.

Após uma semana de internação, a equipe multiprofissional do HCM, com destaque para a Psicologia, sugeriu a realização do passeio terapêutico como estratégia complementar de cuidado, contribuindo para a recuperação física e emocional da paciente.

O passeio

Para a coordenadora da equipe de Psicologia do HCM, Camila Resplandes, a escolha do local levou em consideração o significado afetivo que o espaço tem para a paciente. “Ela já desenvolve um trabalho social ligado à praia. Proporcionar esse momento em um local que tem esse valor simbólico ajuda a fortalecer emocionalmente a paciente durante a internação”, destacou.

O médico e cirurgião geral Markos Alves, que acompanhou o passeio, reforçou que ações como essa contribuem diretamente para o processo de recuperação. “A internação hospitalar pode gerar estresse e impactar o bem-estar do paciente. O passeio terapêutico é uma ferramenta complementar ao tratamento, ajudando na recuperação global”, afirmou.

Serviço de cirurgia bariátrica

Desde março de 2025, o Hospital Dr. Carlos Macieira conta com o primeiro ambulatório exclusivo para pacientes com indicação de cirurgia bariátrica na rede estadual de saúde. Desde a implantação do serviço, mais de 50 pacientes já passaram pelo procedimento e seguem sendo acompanhados de forma contínua por equipe multiprofissional, com suporte clínico, nutricional e psicológico no pré e no pós-operatório.

Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar encaminhamento de cirurgião do aparelho digestivo ou endocrinologista, com indicação cirúrgica. As consultas ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 16h, e às quartas-feiras, às 10h. O agendamento é realizado pela Central de Marcação do hospital ou pelo Disque Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários