Sexta, 16 de Janeiro de 2026
21°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Cultura São Sebastião - SP

Circo Bem Bolado comemora 10 anos com circulação gratuita do espetáculo ‘Leve Contrapeso’ em São Sebastião

A Cia Circo Bem Bolado apresenta, nesta sexta-feira (16/01), o espetáculo ‘Leve Contrapeso’, às 19h, no Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da ...

16/01/2026 às 19h57
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Cia Circo Bem Bolado apresenta, nesta sexta-feira (16/01), o espetáculo ‘Leve Contrapeso’, às 19h, no Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião. A temporada integra as comemorações de 10 anos de trajetória da companhia, fundada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e reforça seu compromisso com a ocupação dos espaços públicos e o acesso democrático à arte. Ao final de cada apresentação, o público é convidado a contribuir de forma voluntária, por meio da tradicional passagem de chapéu.

Voltado para todas as idades, ‘Leve Contrapeso’ acompanha a história de Pixuxu e Saracutica, dois artistas que, inspirados por grandes nomes da história do circo, decidem criar seu próprio espetáculo. Entre acrobacias, peripécias com monociclo, malabares e um chicote que rasga o ar em segundos, a dupla se envolve em situações cômicas e cheias de risco, descobrindo que, para alcançar o grande final, será indispensável a participação da plateia.

O espetáculo tem como intérpretes-criadores Luiz Felipe Choco e Fernanda Pedreira, artistas que desenvolvem pesquisas voltadas à linguagem da rua, às práticas cênicas decoloniais, à palhaçaria feminina e à comicidade preta. A obra começou a ser construída entre 2017 e 2018, a partir de apresentações em praças públicas do ABC Paulista e da troca direta com o público, elemento que segue sendo central na dramaturgia até hoje.

Desde sua estreia, ‘Leve Contrapeso’ circula de forma independente por diversas regiões do país e foi contemplado pela LAB-SBC (2020), por meio da a Circulação Leve Contrapeso. O espetáculo já integrou projetos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, como Festival Teatran,o  Recreio nas Férias, o Praças da Cultura e Especial Dia das Crianças, além de programações em unidades do Sesc, casas de cultura e festivais independentes, como o 12º Encontro Goiano (2018) e o 2º Festival da Utopia (2022).

O espetáculo conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).

Circo Bem Bolado

Fundada em 2016, em São Bernardo do Campo, a Cia Circo Bem Bolado pesquisa a arte de rua como forma de ocupação dos espaços públicos e de ampliação do acesso à cultura. Formada por artistas independentes, a companhia desenvolve trabalhos que dialogam com questões identitárias, reconhecendo-se como parte dos grupos que aborda em cena. Consolidada como uma das principais companhias de circo de rua atuantes no ABC Paulista, o grupo também integra o Coletivo da Utopia, fomentando ações culturais independentes na região e em diálogo com coletivos de diversas partes do Brasil.

Serviço:

Espetáculo:Leve Contrapeso

Data:16 de janeiro (sexta-feira)

Horário:19h

Local:Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia

Duração:45 minutos

Classificação:Livre

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=V6iXcA-g9fg

Mais informações:Instagram @ciacircobembolado

 

#PraTodosVerem: Sequência de imagens do espetáculo Leve Contrapeso, da Cia Circo Bem Bolado. Em cena, dois artistas de circo com figurinos brilhantes em tons de azul, verde e dourado, maquiagem cênica de palhaçaria e microfones de rosto. Eles realizam números de malabarismo com claves, acrobacias em dupla, equilíbrios e levantamentos corporais. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários