

O sonho de se tornar enfermeira ficou mais próximo de se realizar para Ana Luísa Araújo Portela, de 18 anos, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior. Ela alcançou a nota 960 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, resultado que reflete uma trajetória de dedicação e o apoio das ações pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).
Ana Luísa participou do Laboratório de Redação da Seduc e das revisões intensivas do Pré-Enem Seduc, iniciativas que, segundo ela, foram decisivas para o bom desempenho. A estudante descreve a divulgação do resultado como um misto de felicidade e alívio e conta que, embora tivesse como meta uma boa nota, o desempenho superou suas expectativas.

“Eu não tinha tanta facilidade em escrever e o Laboratório de Redação teve um papel fundamental na minha preparação, principalmente pelo acompanhamento constante e pelos conselhos dos professores. O Pré-Enem Seduc e os aulões intensivos também foram muito importantes, porque me deram segurança e tranquilidade para fazer a prova”, afirmou.
Outro destaque da rede estadual é Ana Paula Remigio Leal, de 18 anos, estudante do Ceti José Lustosa Elvas Filho, em Bom Jesus. Ela conquistou 960 pontos na redação e 704,3 em Matemática e suas tecnologias. Para Ana Paula, o conjunto de estratégias ofertadas pela Seduc foi essencial para alcançar esse resultado.

A estudante utilizou a plataforma do Canal Educação como ferramenta de apoio aos estudos, participou das revisões do Pré-Enem Seduc e integrou o Laboratório de Redação. Segundo ela, o suporte recebido ao longo do ano foi determinante, tanto no aspecto pedagógico quanto emocional.
“Minha escola me proporcionou todo o apoio necessário e meus professores foram peças indispensáveis na minha preparação, não só no ensino, mas também no incentivo e no preparo emocional. Além do tempo na escola, usei todo o meu tempo livre para assistir aulas, revisar conteúdos, produzir redações e resolver questões. Minhas notas são fruto de muito esforço”, destacou.
Ana Paula pretende cursar Administração e afirma que estudar em uma escola pública é motivo de orgulho. “O ensino público no Piauí tem avançado muito, ganhando força e formando jovens preparados para a vida acadêmica e para o futuro profissional”, completou.
Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, os resultados alcançados pelos estudantes refletem o investimento contínuo em políticas públicas voltadas à preparação para o Enem e à formação integral dos jovens da rede estadual.
“Esses desempenhos mostram que uma estratégia pedagógica bem estruturada faz diferença. O Laboratório de Redação, o Pré-Enem Seduc e o Canal Educação são ações pensadas para oferecer acompanhamento qualificado, fortalecer competências e dar segurança aos estudantes no momento da prova. Nosso foco é garantir oportunidades reais, para que o talento dos nossos jovens se transforme em acesso ao ensino superior e em novas perspectivas de vida”, ressaltou o secretário.
Amazonas Matrículas 2026: Mais de 41 mil reservas de vagas para novos alunos são efetuadas até as 14h desta sexta-feira
Educação Uemg oferece mais de 1,5 mil vagas em cursos de graduação pelo SiSU
Educação Udesc abre inscrições para concurso público com 40 vagas
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado garantem R$ 6 milhões para implantação da Casa do Autista
Piauí Estudante da rede pública estadual conquista nota 980 na redação do Enem e sonha em cursar Direito
Amazonas Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva o aprendizado da língua inglesa por meio de um glossário digital Mín. 19° Máx. 28°





