

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Promoção, Eventos e Marketing, divulgou o calendário oficial de feiras e eventos de turismo para o primeiro semestre de 2026. A programação reúne importantes encontros nacionais e internacionais voltados à promoção dos destinos, capacitação de agentes e operadores de turismo, geração de negócios e articulação com o trade turístico.
O calendário contempla a participação em feiras estratégicas, rodadas de negócios, eventos institucionais e ações promocionais, que funcionam como vitrines para apresentar os atrativos turísticos, a cultura, a gastronomia e os produtos locais a operadores, agentes de viagens, investidores e ao público especializado.
O primeiro evento do calendário será a BTL Lisboa, em Portugal, no período de 25 de fevereiro a 01 de março. A participação do Maranhão será através de um estande próprio e atuação na realização de rodadas de negócios, reuniões estratégicas com operadores e companhias aéreas, além de capacitação sobre os atrativos do estado no mercado europeu.
No período de 27 a 29 de março, a Setur-MA participa do Salão do Turismo, em Fortaleza, evento promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), com foco na diversidade, inclusão e sustentabilidade, reunindo as 27 unidades federativas com gastronomia, cultura e experiências únicas.
De 14 a 16 de abril, em São Paulo, o Maranhão irá participar da WTM Latin América, considerado o maior evento de viagens B2B para a América Latina e uma vitrine de inovação e ofertas de novos produtos, destinos e tecnologias.
O calendário de eventos do primeiro semestre encerra com a participação na BNT Mercosul no período de 21 a 23 de maio. O evento irá acontecer em Balneário Camboriú, Santa Catarina, com foco no treinamento e comercialização sobre os principais roteiros turísticos maranhenses para diversas cidades do sul do Brasil e do Mercosul.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a divulgação antecipada do calendário permite um melhor planejamento das ações promocionais, além de fortalecer parcerias com o trade e instituições do setor. “A presença do Maranhão nas principais feiras e eventos de turismo é estratégica para fortalecer nossa imagem como destino competitivo e diversificado. Esses espaços permitem dialogar diretamente com o mercado, atrair investimentos e ampliar o fluxo de visitantes para todas as regiões do estado”, destacou a secretária.
Para a superintendente de Promoção, Eventos e Marketing da Setur-MA, Isabella Barbosa, a divulgação do calendário de eventos também contribui para a articulação com o trade e parceiros institucionais, além de possibilitar a troca de experiências e o acompanhamento das tendências do mercado.
“A divulgação do calendário de feiras e eventos é uma ferramenta estratégica para organizar e potencializar a promoção do turismo maranhense. A partir desse planejamento, conseguimos alinhar as ações com o trade e os parceiros institucionais, garantindo uma presença mais qualificada do Maranhão nos principais espaços de comercialização e promoção do turismo”, destacou Isabella Barbosa.
Bahia Pioneirismo: Bahia avança na transformação digital do SUS com robô virtual para marcação de atendimentos nos ambulatórios…
Bahia TVE exibe três jogos do Baianão neste domingo (18)
Bahia O turismo na Bahia cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2025 Mín. 19° Máx. 28°





