

A manhã desta sexta-feira, 16, foi marcada por um clima de serenidade e reflexão na Ala Psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM) e Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament). Em alusão à campanha Janeiro Branco as coordenações promoveram uma programação especial dedicada ao bem-estar mental, reunindo servidores, pacientes e acompanhantes em um momento terapêutico de “pausa” na rotina.
O evento, organizado com o apoio de residentes em saúde mental, ofereceu atividades multissensoriais que incluíram meditação, alongamento, dinâmicas com argila para estimular o tato e a expressão, além de um café da manhã focado na nutrição consciente, com chás terapêuticos e frutas.
Um dos pilares da ação foi o foco nos profissionais da saúde. Rosilene Cavalcante, coordenadora da Ala Psicossocial e da Ament, destaca que a correria diária exige que o servidor também seja observado.


“O momento foi pensado para esse cuidado com a saúde mental, que é de extrema importância para o fortalecimento de vínculo e para o bem-estar daquele que proporciona o cuidado também”, afirmou.
A diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luana de Jesus, reforçou a necessidade dessa interrupção positiva.


“É importante a gente pausar, cuidar da nossa saúde mental para que possamos cuidar do outro também. É um momento de relaxamento e reflexão que contribui bastante para o nosso dia a dia”, pontua.
Embora o Janeiro Branco seja o mês de conscientização mundial, em Marabá, a rede de saúde mental mantém essa rotina viva durante todo o ano. Segundo a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Paula Dhéssica Rabelo, o equilíbrio emocional é uma meta constante.


“Essa ação acontece durante todo o ano. Recomendo a todas as instituições, públicas ou privadas, que ofertem esse momento aos servidores, proporcionando uma execução bem mais pontuada na oferta dos serviços”, declara Paula.
A enfermeira Sarah Rocha, uma das organizadoras do evento, explicou que a Ala Psicossocial mantém atividades diárias de autocuidado.


“Diariamente, às 8 horas da manhã, propomos atividades conduzidas por equipes multidisciplinares. Trabalhamos o corpo, o sono, a nutrição e o autoconhecimento. O Janeiro Branco condensa essas atividades, mas o cuidado aqui é 365 dias por ano”, detalha.
Para quem utiliza o serviço, o acolhimento é o diferencial. O ambulante Evaldo Júnior, paciente da rede desde 2016, recebeu alta justamente nesta sexta-feira, após um período de internação. Ele não poupou elogios ao atendimento recebido no CAPS e no HMM.


“Eles são um amor. O Caps é um berço, me pega e cuida. Vão na minha casa, os técnicos me visitam e, se eu falto, ligam para a minha mãe. É um atendimento nota mil”, celebra Evaldo, deixando um conselho para a comunidade: “Tem que cuidar da saúde mental, tomar os remédios, se tratar e fazer as terapias para viver bem”.
Serviço
A população pode buscar orientações sobre saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou diretamente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.










The post Janeiro Branco: Momento de pausa e autocuidado marca ação na Ala Psicossocial do HMM e Ament appeared first on Prefeitura de Marabá .
Bahia Pioneirismo: Bahia avança na transformação digital do SUS com robô virtual para marcação de atendimentos nos ambulatórios…
Bahia TVE exibe três jogos do Baianão neste domingo (18)
Bahia O turismo na Bahia cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2025 Mín. 19° Máx. 28°





