

Esta foi a primeira CIF realizada em 2026


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) coordenou, na noite de sexta-feira (16/01), a Central Integrada de Fiscalização (CIF) nas zonas sul e centro-sul de Manaus, com o objetivo de reforçar o cumprimento das normas de segurança e funcionamento de estabelecimentos comerciais. Ao todo, nove estabelecimentos foram vistoriados durante a operação.
De acordo com o chefe do setor Planejamento Integrado de Operações (SPIOP) da SSP-AM, major Willian Gomes, a operação marca o início do calendário de fiscalizações deste ano.
“Hoje é a primeira CIF do ano de 2026 e convidamos diversos órgãos e instituições estaduais e municipais, cada uma dentro da sua esfera de atribuição para realizar fiscalizações, especialmente na área sul de Manaus. A ação acontece em bares, adegas e outros similares que serão fiscalizados no intuito de levar à população maior segurança”, disse o major.
Durante as vistorias, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) identificou quatro estabelecimentos que não apresentaram o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório para o funcionamento regular.
“Estamos realizando a fiscalização de bares e restaurantes e verificamos aqui que a maioria dos estabelecimentos não possui o AVCB, que habilita que eles a funcionarem de acordo com a legislação dos Bombeiros e, os estabelecimentos que não apresentaram o documento receberão uma notificação e deverão ir até a Diretoria de Atividades Técnicas do corpo de bombeiros”, disse o subtenente do CBMAM, Stanley Damasceno.


O representante do CBMAM também ressaltou a importância da regularização do documento, que atesta que o local possui condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico.
“Todos os estabelecimentos que possuem o AVCB contam com os extintores, as sinalizações e luzes de emergência e todos que frequentam esses locais estarão mais seguros”, explicou.
Efetivo


Além da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), participaram da Central Integrada de Fiscalização (CIF) a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi).
Também estiveram presentes a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Guarda Municipal e Amazonas Energia.
Segurança Pública Instalação iniciada: Londrina terá 150 câmeras do programa de monitoramento Olho Vivo
São Sebastião - SP São Sebastião recebe cadetes da Academia do Barro Branco e consolida modelo integrado de segurança
São Sebastião - SP Polícia Municipal atua contra furto de energia elétrica na Costa Sul de São Sebastião
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Pública PMPR apreende 625 quilos de maconha em dois caminhões em São José dos Pinhais
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital
Amazonas Oportunidade: Inscrições abertas para o Programa Bombeiro Mirim 2026 em 18 cidades do Amazonas
Segurança Centro Socioeducativo de Juiz de Fora inicia curso de panificação para adolescentes em cumprimento de medida
Amazonas Em quatro anos, com auxílio do Paredão, Amazonas reduz em 75% roubos de veículos Mín. 20° Máx. 31°





