

Pela primeira vez, a Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou neste sábado (17) um alerta extremo por meio do sistema Cell Broadcast para a cidade de São Paulo, direcionado às zonas sul e leste da capital, diante do avanço de um episódio de chuva intensa e rápida, com alto potencial de risco à população.
Em apenas uma hora, a capital registrou quase 50 milímetros de chuva, volume classificado como chuva extrema, de acordo com os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O acumulado elevado em curto intervalo de tempo provocou alagamentos e a elevação rápida de córregos.
Diante do cenário, toda a capital entrou em estado de atenção para alagamentos, e as regionais da Mooca, Ipiranga e Santo Amaro foram colocadas em estado de alerta, em razão do transbordamento de córregos.
O envio do alerta extremo teve como objetivo orientar a população a adotar medidas de autoproteção, evitando áreas de risco, vias alagadas e deslocamentos desnecessários durante o período crítico.
Desde dezembro de 2024, a Defesa Civil utiliza o cell broadcast para efetuar o disparo de alertas. Com ele, todo aparelho celular de determinada região conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G recebe mensagens de alerta.
A Defesa Civil acompanha as ocorrências em todo o estado e atua de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos. O corpo do homem foi localizado, e as buscas pela mulher seguem em andamento, após o veículo em que o casal estava ser arrastado pela enxurrada no Córrego Morro do S, na zona sul da capital.
A Defesa Civil reforça a importância de que a população leve os alertas a sério, pois eles são disparados exclusivamente em situações de risco elevado à vida.
Acre Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias
Paraíba Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende em Dourados autor de homicídio ocorrido em Tacuru em 2025
Acre Mutirão de cistoscopia amplia acesso ao diagnóstico e acompanhamento de pacientes na Fundhacre
Paraíba Governo da Paraíba entrega mais uma Casa da Cidadania e 78 cisternas em Bonito de Santa Fé
São Paulo Síndrome do olho seco é mais frequente em regiões urbanas e entre as mulheres, mostra estudo
Marabá - PA Saúde: SMS esclarece que aguarda relatórios da visita do Conselho Regional de Medicina e aponta investimentos promovidos na saúde do município
Bahia Governo do Estado firma parceria para fortalecer permanência e aprendizagem na educação básica em Formosa do Rio Preto
Paraíba Férias Funesc começa nesta segunda com programação em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Cajazeiras Mín. 20° Máx. 31°





