

O desempenho de cinco estudantes intercambistas do Programa Do Piauí Para o Mundo, oriundos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, que alcançaram notas acima de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, evidencia os resultados de uma política educacional orientada pela ampliação de oportunidades, formação integral e incentivo à excelência acadêmica na rede pública estadual.
Os estudantes Allan José Sousa e Arthur Fernandes obtiveram 900 pontos, enquanto Ana Cardoso alcançou 920 pontos na redação. Já Heric Paiva e Mariana Mazur conquistaram 940 pontos, garantindo um desempenho expressivo no exame e ampliando as perspectivas de ingresso no ensino superior.
O resultado reforça a relação direta entre o desempenho no Enem e o suporte pedagógico oferecido pelas escolas de tempo integral da rede estadual de ensino, aliado às experiências formativas proporcionadas pelo intercâmbio educacional do Programa Do Piauí Para o Mundo. Essas vivências contribuíram para a ampliação do repertório sociocultural, o fortalecimento da autonomia e a construção de projetos de vida.

Os cinco estudantes participaram de um intercâmbio educacional na Alemanha, em setembro de 2025, como reconhecimento ao desempenho acadêmico apresentado ao longo da trajetória escolar.
Heric Paiva, além da nota 940 na redação, obteve 870,2 pontos em Matemática. Para ele, a formação vivenciada no Ceti e a experiência internacional foram decisivas tanto para os resultados obtidos no Enem quanto para a definição do percurso profissional.
“O Ceti João Henrique oferece um ambiente que favorece o aprendizado, com professores próximos dos alunos e uma convivência positiva. Após o intercâmbio, passei a enxergar novas possibilidades e decidi seguir a carreira de Engenharia de Software”, afirmou o estudante.

O secretário da Educação do Piauí, Rodrigo Torres, destacou que os resultados refletem uma política educacional estruturada, com foco em qualidade e ampliação de oportunidades para os estudantes da rede pública.
“Investir em educação de excelência é investir no futuro do Piauí. Ao garantir escolas bem estruturadas, programas consistentes e experiências formativas, como os intercâmbios, preparamos estudantes críticos, qualificados e capazes de contribuir para o desenvolvimento do estado”, ressaltou o gestor.

Do Piauí Para o Mundo ainda maior em 2026
O Programa Do Piauí Para o Mundo possibilita que estudantes da rede estadual participem de intercâmbios educacionais, fortalecendo o aprendizado, a formação integral e o protagonismo juvenil.
Em 2026, a iniciativa será ampliada e deve contemplar 300 estudantes da Rede Seduc, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com uma educação pública de qualidade e com oportunidades cada vez mais abrangentes.
Educação Ganhando o Mundo: com emoção e expectativas, 25 adolescentes embarcam para o Reino Unido
Cuiabá - MT Prefeitura garante R$ 11 milhões em terço de férias para mais de 4 mil trabalhadores da educação
Educação Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam dia 17 de fevereiro
Piauí Estudante de escola estadual de Teresina alcança nota 980 na redação do Enem e projeta futuro na Engenharia Civil
Cuiabá - MT Luau “Ondas Eternas” deve reunir cerca de 5 mil jovens na Orla do Porto neste domingo
Educação Parceiro da Escola: Definidas empresas responsáveis pela administração de 13 colégios estaduais
Piauí Uespi ofertará mais de 4,2 mil vagas para ingresso no ensino superior pelo SiSU 2026 em 10 campi do Piauí
Amazonas Matrículas 2026: Mais de 41 mil reservas de vagas para novos alunos são efetuadas até as 14h desta sexta-feira
Educação Uemg oferece mais de 1,5 mil vagas em cursos de graduação pelo SiSU Mín. 20° Máx. 27°





