

Cuiabá está entre os oito municípios participantes do primeiro ciclo de imersão cultural do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso. A atividade foi realizada nesta semana e a unidade contemplada foi a Biblioteca Municipal Manoel Cavalcanti de Proença, localizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, para os servidores que atuam no local, além da presença do secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.
A formação integra uma iniciativa do Instituto Saberes, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP/MT) e, em Cuiabá, com o apoio da Prefeitura Municipal.
Realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, onde está localizada a biblioteca, a imersão foi conduzida pela bibliotecária Waldineia Almeida. Durante os dois dias de atividades, a equipe foi estimulada a repensar o papel contemporâneo das bibliotecas, com foco na transformação do espaço em um ambiente mais acessível, dinâmico e integrado à vida cultural da cidade.
A atividade também foi conduzida pela bibliotecária Waldineia Almeida, que inspirou a equipe com novas perspectivas sobre o papel contemporâneo das bibliotecas. Durante a imersão, os participantes exploraram caminhos para tornar o espaço mais acessível, vivo e pulsante, como um lugar de encontros, convivência, criatividade e promoção da leitura.
Foram debatidas estratégias para fortalecer a atuação da biblioteca como equipamento cultural da capital mato-grossense, como a formação de agentes de leitura, o desenvolvimento de projetos literários e a criação de programações diversificadas e permanentes. A equipe também avançou no planejamento do plano anual de ações, desenhando atividades, eventos e iniciativas capazes de aproximar ainda mais o público do universo da leitura e da cultura. Ao final da formação, foi elaborada uma lista de melhorias, formalmente entregue ao secretário de Cultura.
Johnny Everson participou do encerramento da imersão, elogiou a iniciativa do Instituto Saberes e da Secel/MT, assegurou que buscará ferramentas para implementar as necessidades e destacou o desejo de criar na Biblioteca Manoel Cavalcanti de Proença uma área dedicada exclusivamente aos livros de autores cuiabanos, promovendo encontros com escritores e tornando o espaço, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, além de referência em educação e cultura, um ponto turístico da cidade e um lugar de pertencimento para o povo cuiabano. “Se a gente concentrasse um espaço de acesso ao escritor cuiabano, para que ele tivesse prioridade, talvez seria uma ação estratégica que valorizasse uma biblioteca física em tempos de virtualização”, refletiu.
Sobre a biblioteca
A Biblioteca Municipal Manoel Cavalcanti de Proença atendeu cerca de 1.300 pessoas ao longo de oito meses de funcionamento em 2025, considerando que os outros quatro meses estiveram fechados para reforma.
O espaço conta com ambiente climatizado, 15 computadores com acesso à internet para pesquisas, empréstimo de livros com prazo de até duas semanas, além de áreas destinadas ao estudo individual e coletivo.
Está prevista para este ano a implantação de uma sala infantil, voltada para atividades de reforço escolar e contação de histórias, ampliando o atendimento às crianças e às famílias.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, oferecendo à comunidade um ambiente adequado para aprendizado, pesquisa e incentivo à leitura.
Sobre a imersão
A imersão faz parte de uma proposta inovadora do programa, que leva a capacitação para dentro das próprias bibliotecas, oferecendo acompanhamento técnico diretamente nos territórios e dialogando com as particularidades de cada município. O objetivo é apoiar a modernização da gestão, fortalecer políticas públicas do setor e ampliar o impacto social e cultural desses espaços.
Até o primeiro semestre de 2026, 20 bibliotecas públicas e comunitárias em Mato Grosso participarão da imersão. O primeiro ciclo, no qual Cuiabá está inserida, termina neste mês de janeiro, enquanto outras 12 unidades serão selecionadas em breve.
Participam do Programa de Capacitação 112 municípios. Desses, 20 estão sendo beneficiados com a imersão.
Conheça o programa
Mais informações sobre o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso estão disponíveis no site www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br
e nos perfis @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.
Amazonas Festival de Férias movimenta o Largo São Sebastião no segundo dia de programação
Piauí Multidão lota a Avenida Marechal Castelo Branco em show de Claudia Leitte nas prévias do Carnaval no Centro
Amazonas Festival de Férias 2026 inicia programação com atividades culturais na Biblioteca Pública do Amazonas
Piauí Multidão lota a Avenida Marechal Castelo Branco em show de Claudia Leitte nas “Prévias – Carnaval no Centro”
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem esquentas de carnaval, Museu do Videogame e feirinhas de economia criativa
São Sebastião - SP 63ª Festa da Folia de Reis Morro do Abrigo celebra cultura local em São Sebastião
São Sebastião - SP Casa da Cultura de São Sebastião recebe exposição sobre tradição da canoa caiçara
São Sebastião - SP Circo Bem Bolado comemora 10 anos com circulação gratuita do espetáculo ‘Leve Contrapeso’ em São Sebastião
Cultura Comunitária e participativa: Teia/Fórum Cultura Viva Paraná debaterá diretrizes para o setor Mín. 20° Máx. 27°





