

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou, na última sexta-feira, 16, da cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado (PEL) para o biênio 2026/2027. O evento ocorreu na sede do parque, que é administrado pelo órgão, e foi presidida pela supervisora da unidade e presidente do Conselho, Camila Muniz.
A cerimônia marca a retomada do Conselho Consultivo e tem como objetivo fortalecer a gestão participativa na Unidade de Conservação, contribuindo para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações voltadas à preservação ambiental, ao uso público ordenado e ao desenvolvimento sustentável da região.
Foram selecionadas 20 organizações públicas, privadas e da sociedade civil que atuam na área de influência do Parque, totalizando 40 conselheiros, entre titulares e suplentes. Na ocasião, foi apresentado o Regimento Interno vigente, com abertura para sugestões de aprimoramento pelos novos membros.
Durante a cerimônia, foi destacada a importância do Conselho como um espaço de diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, fortalecendo a representatividade e a transparência na condução das políticas ambientais relacionadas ao Parque Estadual do Lajeado.
A presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), Maria Arislêda, enfatizou a importância da aproximação entre setor público, iniciativa privada e sociedade. “Essa articulação, ao unir diferentes esforços, promove uma visão de preservação e continuidade das ações, agregando conhecimento. Em parceria com o poder público, é possível compreender e propor políticas mais adequadas, que, fortalecidas por todos os lados, criam uma sinergia em prol de um futuro próspero, com engajamento e perspectiva sustentável para as próximas gerações e para o turismo de base”, declarou.
O Conselho do Parque Estadual do Lajeado é um órgão colegiado de natureza consultiva, presidido pelo Naturatins, que apoia o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações de conservação ambiental desenvolvidas na unidade. Entre suas atribuições, estão o acompanhamento da elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo, além de promover a integração da área protegida com outras unidades e com seu entorno. Cabe também ao Conselho manifestar-se sobre obras ou atividades com potencial de causar impactos na unidade, incluindo sua zona de amortecimento e corredores ecológicos.
Presente na posse do Conselho, o vice-presidente do Naturatins, José Anibal Lamattina destacou a relevância do momento como espaço de envolvimento social. “O Conselho Consultivo possibilita que a sociedade participe da gestão da Unidade de Conservação. Uma administração participativa fortalece e confere representatividade às iniciativas do Parque, que visam à preservação do cerrado e ao desenvolvimento regional sustentável”, afirmou.
A reinstalação do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado, após 10 anos, representa um avanço significativo para o estado.
A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Ribeiro, setor responsável pela gestão do PEL, enfatizou a importância do momento. “O retorno do colegiado tem como objetivo subsidiar a gestão da unidade, fortalecendo-a no que se refere ao uso público e às pesquisas científicas, tornando o parque mais acessível e mais visitado. A eleição e posse marcam um novo ciclo de integração entre as Unidades de Conservação, que precisam contar com gestão qualificada e conselhos atuantes”, explicou.
Composição do Conselho
Além do Naturatins, o Conselho é composto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, prefeitura de Lajeado, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana de Palmas e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representando o Poder Público.
A sociedade civil está representada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Natureza Viva (INA), Associação Onça D’Água, Associação dos Produtores das Serras de Lajeado e Taquaruçu, Associação Água Doce, Associação Brasileira das Agências de Viagem do Estado do Tocantins (Abav/TO), Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), Praia Rica Expedições, Investco S.A, Conselho Regional de Biologia (CRBio 04) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas.
Acre Governo apoia realização da 124ª Festa de São Sebastião em Xapuri
Goiás Famílias de Divinópolis são beneficiadas com Aluguel Social nesta segunda-feira
Tocantins Volta às aulas: Agência de Metrologia fiscaliza cronotacógrafos e orienta pais sobre segurança no transporte escolar
Acre Governo celebra acordo Mercosul-UE e projeta abertura de novos mercados para produtos acreanos
Polícia Civil - MS Polícia Civil conclui complexa investigação e desmantela esquema criminoso responsável por, ao menos, 40 furtos de motocicletas em 2025 em Campo Grande
Verão Maior Paraná Fábio Jr., Gusttavo Lima e Raça Negra agitam próximo fim de semana do Verão Maior Mín. 17° Máx. 23°





