

O Fretadão, solução em mobilidade corporativa, celebra um marco significativo: onze anos de operação. A companhia, que já possui um faturamento anual superior a R$ 400 milhões, amplia sua atuação para oferecer a gestão integrada de transporte fretado, vale-transporte e transporte individual. Operando em 21 estados e realizando cerca de 2,4 milhões de viagens individuais por mês, a empresa busca resolver um grande desafio do RH no Brasil, onde o transporte dos colaboradores no trajeto casa–trabalho–casa é, geralmente, o segundo benefício de maior custo.
"Essa transformação da gestão da mobilidade corporativa é vital porque a operação atual de transporte corporativo ainda é tipicamente analógica, gera baixa visibilidade e, consequentemente, dificuldades de governança para as grandes empresas", explica Antonio Carlos Gonçalves, cofundador e CEO do Fretadão. Tendo captado R$70 milhões em investimentos ao longo de sua trajetória, o Fretadão investe em análise de dados, IA e automação para aumentar a eficiência logística e reduzir os custos nesse segmento essencial.
Nesse contexto, o Fretadão passou a oferecer um modelo integrado de gestão, com foco na redução de custos e na otimização das rotas. A empresa afirma que a roteirização apoiada por sistemas automatizados pode reduzir despesas em até 30%, ao ajustar trajetos, tamanho e ocupação dos veículos.
A operação é sustentada por tecnologia própria, com recursos de roteirização, rastreamento em tempo real, controle de acesso e telemetria. A empresa utiliza a inteligência de dados para aprimorar a definição de rotas e integrar diferentes modais, como fretado, vale-transporte e transporte individual, em uma única solução. As empresas clientes têm acesso a monitoramento contínuo e dados de operação, o que facilita a gestão e o controle de conformidade.
A empresa conta com as certificações ISO 39001 (segurança viária) e ISO 9001 (qualidade). No campo socioambiental, possui o selo EcoVadis e mantém parceria com a Verda para o monitoramento das emissões de carbono.
Em 2024, o Fretadão integrou o programa Scale-Up Endeavor, voltado a companhias com modelos de negócio escaláveis. Já em 2025, firmou parceria com a Ticket para ampliar a oferta de vale-transporte, fortalecendo sua proposta de gestão multimodal.
"O objetivo é simplificar a gestão de mobilidade corporativa e permitir que as empresas controlem, em uma única solução, fretado, vale-transporte e transporte individual", afirma Antonio. Segundo ele, os investimentos recentes priorizam tecnologia IA e dados para apoiar a tomada de decisão das áreas de RH e suprimentos.
Com expansão contínua e novas parcerias, o Fretadão reafirma o seu compromisso de redefinir a mobilidade corporativa por meio de uma gestão multimodal eficiente.
Negócios Backoffice tem potencial estratégico para empresas
Negócios Novas regras do Receita Saúde alteram IR 2026 para médicos
Negócios Fortes chuvas exigem atenção para manter cobertura do seguro
Negócios Comércio exterior do Brasil cresce acima da média global
Economia Mercado financeiro reduz para 4,02% projeção de inflação para 2026
Economia Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
Economia Banco do Brasil realiza leilão online de 82 imóveis Negócios Iniciativa de Ano Novo de 2026 Vincula Atividade de Negociação aos Níveis de Probabilidade de Recompensa Dinâmica EBC Financial Group apresenta um novo sistema de recompensas em camadas com sorteios em tempo real e atualizações de probabilidade com base em volume.
Economia Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado Mín. 17° Máx. 23°





