

O Espírito Santo está ganhando cada vez mais força na difusão do conhecimento científico gerado pelos pesquisadores capixabas. A recente avaliação divulgada pelo Qualis, referente ao quadriênio 2021-2024, aponta um crescimento expressivo na qualidade dos periódicos científicos do Estado. O número de revistas classificadas nos estratos A1 e A2 aumentou 53,33% em comparação com o quadriênio anterior.
Na avaliação de 2017–2021, o Espírito Santo contava com 11 periódicos classificados no estrato B e cinco no estrato A. Já no ciclo 2021–2024, o cenário é ainda mais positivo: são nove periódicos no estrato B e oito no estrato A, sendo três classificados como A1 — o nível mais elevado do Qualis — e quatro como A2.
“Durante o ciclo 2021–2024, a Fapes abriu dois editais de apoio à editoração de periódicos e os resultados são visíveis. Antes, haviam 15 periódicos apoiados pela Fapes nos estratos B e 9 nos estratos A do Qualis. Agora, são 12 em cada um desses estratos. Mais significativo ainda é o avanço no estrato A: hoje, 46% dos periódicos capixabas apoiados pela Fapes estão nessa faixa, enquanto anteriormente esse percentual era de 35%”, destacou o diretor Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel.
Para o diretor, os dados mostram um crescimento consistente na qualidade dos periódicos científicos do Estado. “O estrato A está diretamente relacionado ao impacto das publicações, medido, por exemplo, pelo número de citações dos artigos. Nesse contexto, é importante ressaltar que passamos de 9 para 12 periódicos classificados no estrato A, considerando as faixas de A1 a A4. É um crescimento muito expressivo”, explicou.
Segundo o diretor, o avanço também é resultado do investimento da Fundação. “Esse crescimento reflete o apoio financeiro da Fapes aos editores de periódicos científicos. Temos um edital específico, lançado a cada dois anos, que destinou mais de R$ 900 mil neste ciclo”, afirmou Celso Saibel.
“Parabenizo todos os editores envolvidos, pois a difusão da pesquisa produzida no Espírito Santo é fundamental para ampliar a visibilidade das nossas instituições e programas de pós-graduação”, concluiu o diretor.
Periódicos capixabas relatam aumento de visibilidade com apoio da Fapes
O periódico Guará, revista digital da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), teve um salto impressionante no Qualis: de B1, em 2017-2021, para A1, na avaliação atual.
“A classificação A1 funciona como um ímã de qualidade. Ela nos ajuda a atrair autores de diferentes regiões do Brasil e do exterior, ampliando a diversidade do que publicamos. Para uma revista de Extensão, esse reconhecimento tem um peso histórico e nos coloca no mesmo nível dos maiores periódicos científicos do mundo”, destacou Paola Pinheiro Bernardi Primo, pesquisadora e editora executiva da Revista Guará.
Segundo Paola, o apoio da Fapes foi decisivo para esse avanço. “O fomento viabilizou a participação da revista em eventos nacionais e internacionais, como o ABEC Meeting e o Congresso de Extensão da AUGM, além da contratação de serviços especializados para qualificar os processos editoriais”, afirmou.
A revista eletrônica Argumentum é um periódico nível A1 da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ligada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social.
De caráter interdisciplinar, a revista publica pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações.
"Em 2024 o número de acessos à Argumentum foi de 107.412 e, em 2025, saltamos para 171.786. Crescimento de 59%! Agradecemos a Fapes pelo apoio fundamental", contou a editora da revista e pesquisadora, Maria Lúcia Teixeira Garcia.
O que é a avaliação Qualis?
O Qualis é um sistema criado pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – para avaliar a qualidade da produção científica brasileira. A classificação considera periódicos, livros e eventos utilizados pelos programas de pós-graduação e organiza essas publicações em estratos que vão do nível A1 (maior relevância) ao nível C.
O sistema é um dos principais instrumentos de avaliação da pós-graduação no país, pois indica o impacto e a relevância das publicações científicas, além de orientar pesquisadores na escolha de onde publicar seus trabalhos.
Clique aqui e acesse a avaliação completa.
>
Governo Hospitais de Campanha do Governo do Estado realizam mais de 80 atendimentos no primeiro dia de atividades
Portos do Paraná Novo recorde: Pátio de Triagem de Paranaguá recebe mais de meio milhão de caminhões em 2025
Bahia Feira Saúde Mais Perto leva exames, consultas e vacinação a Ilhéus nos dias 21 e 22 de janeiro
Relações Inter... Governador Jorginho Mello recebe embaixador da Itália para oficializar escritório consular em Florianópolis
São Paulo Equipamentos de cultura do Estado de SP têm atrações gratuitas no aniversário de São Paulo
São Paulo Defesa Civil alerta para chuva intensa, ventos fortes e ressaca marítima em todo o litoral paulista nesta segunda-feira (19) Mín. 17° Máx. 23°





