

Um levantamento realizado pela empresa Radar Inteligência confirma a sólida reputação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entre clientes residenciais e não-residenciais e também entre os gestores municipais. Prestes a completar 63 anos de fundação na próxima sexta-feira – em 23 de janeiro –, a empresa atingiu um índice de aprovação de 81% entre os paranaenses.
A pesquisa, realizada no fim de 2025, mostra que 76% dos clientes residenciais e 80,8% dos clientes não residenciais (comércio, indústria e serviços) estão "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com os serviços prestados. Entre os gestores, a pesquisa foi realizada com prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de meio ambiente e a confiança na qualidade da água distribuída pela Companhia é destaque com índice de aprovação de 95,4%.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, avalia a pesquisa como o resultado do esforço de cada empregado da Companhia. “A aprovação é o reflexo do trabalho contínuo de cada empregado da Sanepar para levar água de qualidade às torneiras dos paranaenses e promover a coleta e o tratamento do esgoto de forma adequada, proporcionando conforto e saúde”, comenta.
A confiança na continuidade do modelo de gestão atual é um dos pontos altos do estudo. Entre a população geral, 77,9% preferem que a Sanepar siga como prestadora de serviços, índice que é de 75,2% no setor produtivo. A imagem institucional da companhia também é amplamente positiva, sendo avaliada como "boa" ou "ótima" por 70,1% dos clientes corporativos.
Eduardo Alexandre Santos Oliveira é agente universitário em Guarapuava e é um dos clientes residenciais que destaca o serviço prestado pela Companhia. “Eu já solicitei vários atendimentos pelos canais como WhatsApp, por e-mail e por telefone. Também já fui pessoalmente e todas as vezes fui bem atendido. Estou completamente satisfeito. E, esses dias, eu tive um problema no meu cavalete e precisei de uma forma muito emergencial. Uma das equipes da Sanepar foi me socorrer rapidamente”, disse.
Para ele, além da rapidez na prestação de serviço, a Companhia demonstra preocupação com o meio ambiente ao resolver imediatamente vazamentos. “A presteza em resolver demonstra uma grande preocupação não apenas com o cliente, mas com a própria natureza,” completa.
IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO– O fornecimento de água e o tratamento de esgoto foram apontados como os serviços essenciais mais importantes para os paranaenses, superando energia elétrica, coleta de lixo e telefonia. A operação da Sanepar sustenta essa importância com dados de estabilidade e continuidade.
A satisfação com o abastecimento ininterrupto chega a 78,3% nas residências e 81% nas empresas. Quanto a qualidade da água, a Sanepar é aprovada por mais de 73% em ambos os segmentos.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL– O estudo destaca o sucesso do programa Água Solidária, que possui 93,1% de aprovação entre os beneficiários de baixa renda. “O Água Solidária é compromisso com uma política pública que prioriza a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento social por meio de transferência de renda”, comenta o diretor Comercial Bhil Zanetti.
No campo ambiental, a consciência é alta: 80,8% dos empresários afirmaram que denunciaram irregularidades em ligações para proteger os mananciais. Para o futuro, o legado esperado pela população e pelo setor produtivo concentra-se na "Qualidade de Vida" e no "Cuidado com os rios".
PESQUISA– O levantamento com os clientes residenciais e não residenciais foi realizado entre 6 e 24 de novembro de 2025, abrangendo as regiões Nordeste, Sudeste, Noroeste, Sudoeste e Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Foram ouvidas 2.400 pessoas no segmento residencial (margem de erro de 2%) e 500 empresas no segmento não residencial (margem de erro de 4,5%). A metodologia seguiu a estratificação demográfica do Censo IBGE 2022.
Com os gestores municipais, a pesquisa ocorreu entre 17 de novembro a 4 de dezembro de 2025. As entrevistas foram conduzidas de forma individual por meio de vídeo chamadas.
Acre Acre bate recorde na balança comercial e fecha 2025 com US$ 98,9 milhões em exportações
Cidades Semdes dialoga com Rede de Proteção Social sobre Estratégia Municipal de Convivência Familiar e Comunitária
Acre Nota pública sobre acidente envolvendo veículo na obra do Complexo Viário da Avenida Ceará
Polícia Civil - MS Polícia Civil realiza captura de criminoso entregue pelas autoridades bolivianas na fronteira
Espírito Santo Corredor de umidade provoca chuva e alivia calor no Espírito Santo
Acre Comunicação pública do Estado amplia alcance e registra números expressivos em 2025
São Paulo Seis estações da CPTM recebem campanha de vacinação contra sarampo nesta semana
Desenvolviment... Estado divulga relação final de reservas naturais do edital de créditos de biodiversidade
Desenvolviment... Estado divulga relação de reservas naturais classificadas no edital de créditos de biodiversidade Mín. 17° Máx. 23°





