

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) intensificou as ações de prevenção e salvamento no Litoral do Estado durante este final de semana, com foco na segurança de moradores e turistas que aproveitam a temporada de verão. No período, foram realizadas 18.775 iniciativas, resultado da soma de 12.665 orientações, 4.718 advertências e 1.392 ações de prevenção.
Também neste final de semana, as equipes distribuíram 797 pulseirinhas de identificação, o que possibilitou a localização de 49 crianças que se perderam momentaneamente de seus responsáveis. Além disso, foram registrados 38 atendimentos relacionados a incidentes com água-viva, com orientação e primeiros cuidados aos banhistas.
No que diz respeito aos salvamentos, os guarda-vidas realizaram 75 atendimentos, sendo 72 resgates e três ocorrências de afogamento. Não houve nenhum óbito neste período.
BALANÇO– Desde o início da temporada do Verão Maior Paraná, o CBMPR soma 174.393 ações preventivas no Litoral do Estado, envolvendo orientações, advertências e ações educativas voltadas à preservação da vida nas praias e nos eventos ao longo da orla.
Durante o Verão Maior Paraná, já foram distribuídas 9.283 pulseirinhas de identificação, que possibilitaram a localização de 706 crianças. As equipes também atenderam 2.199 ocorrências envolvendo água-viva e caravelas, prestando orientações e primeiros cuidados à população.
No mesmo período, os guarda-vidas realizaram 790 salvamentos, considerando os 721 resgates e os atendimentos relacionados a ocorrências de afogamento em diferentes graus de gravidade. Ao todo, foram registrados seis óbitos, o que reforça a importância das ações preventivas e da adoção de comportamentos seguros por parte da população.
Além das atividades rotineiras nas praias, o CBMPR atua de forma integrada na segurança dos shows do Verão Maior Paraná. Durante os eventos, as equipes reforçam o efetivo com guarda-vidas posicionados estrategicamente ao longo da faixa de areia, fazendo orientações preventivas ao público e restringindo o acesso ao mar no período noturno, quando os riscos são ampliados. A atuação garante resposta rápida em emergências e contribui para a segurança do público.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça que a escolha por locais com postos de guarda-vidas, o respeito às sinalizações e às orientações das equipes são atitudes essenciais para garantir um verão mais seguro no Litoral paranaense.
EFETIVO– O CBMPR conta com 669 bombeiros militares e 362 guarda-vidas civis, distribuídos entre a Costa Leste, Costa Oeste e Costa Noroeste. No Litoral, atuam diariamente 607 bombeiros militares e 292 guarda-vidas civis em ações de prevenção, salvamento e apoio aos grandes eventos da temporada.
Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente das 8h às 19h. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 193.
São Sebastião - SP Dia do Padroeiro tem caminhada, procissão e missa campal em São Sebastião
Legislativo - MT ALMT e MME realizam nova reunião sobre Energisa nesta terça-feira (20)
Legislativo - MT Diego Guimarães reforça incentivo ao esporte na Corrida do Pantanal
São Paulo Região de Santos tem 909 vagas de emprego disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Ribeirão Preto tem 173 vagas de emprego disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
Acre Educação inicia avaliação dos servidores da rede estadual para pagamento do Prêmio Anual 2025
Cidades Secretaria Municipal de Esportes está com inscrições abertas para escolinha de futebol e artes marciais no Edvaldo Flores
Verão Maior Paraná Bombeiros reforçam prevenção no Litoral e registram 12,6 mil orientações no fim de semana
São Paulo Marília tem 415 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas Mín. 17° Máx. 23°





