

A Kyndryl, provedora global de serviços empresariais da IBM, divulgou o recorte de Varejo do Kyndryl Readiness Report. O estudo, que reúne insights de 3.700 executivos em 21 países, indica que o varejo presencial segue forte em todo o mundo.
Mesmo frente a desafios como formas de usar tecnologias como nuvem, inteligência artificial e automação, 80% do consumo ainda vêm de lojas físicas, com 20% das vendas globais ficando com o e-commerce.
"Esta pesquisa reflete, mais do que nunca, a necessidade de lojistas e empresários investirem na omnicanalidade, que oferece a possibilidade de atender o consumidor em diversas frentes", explica Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls.
O estudo indica, ainda, que 48% dos líderes fizeram upgrades de TI no último ano, mas muitos ainda enfrentam dúvidas técnicas, o que limita a transformação digital no varejo.
"Algo que temos observado em nossos empreendimentos é que muitos empresários ainda não aproveitam todo o potencial de seus sistemas omnicanal, fazendo com que o negócio opere de maneira fragmentada", completa Mario Thurler, sócio da MEC Malls.
Os strip malls, também chamados de centros comerciais de proximidade, são espaços que geralmente abrigam a estratégia omnicanal do varejo, uma vez que podem funcionar como ponto de coleta ou espaço presencial de um negócio online.
O estudo da Kyndryl revela, ainda, que tecnologias como IA, nuvem e automação podem redefinir o varejo, fazendo com que as operações sejam mais ágeis, integradas e resilientes.
"O que muitos lojistas fazem é usar o strip mall, que é mais econômico do que o shopping center e mais seguro do que uma loja de rua, como ponto de contato presencial com o cliente que ele atraiu com seu site ou e-commerce", completa Saad, que também é presidente do conselho da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).
Mais insights foram levantados na National Retail Federation (NRF) 2026, que é o principal evento de varejo mundial, realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Neste ano, o encontro também discutiu a importância da integração de canais no varejo, mesmo com a prevalência da venda física.
Um dos painéis indicou que o diferencial competitivo está na integração entre ativos, dados, logística, conteúdo, mídia e comunidade, fazendo com que tudo funcione como um único sistema."A NRF, que é realizada todos os anos, é um excelente termômetro sobre o que funciona e o que é tendência no universo do varejo, especialmente nos strip malls. Percebemos que a relação próxima com o cliente, como acontece nos strip malls, ficou cada vez mais valiosa", completa Mario Thurler.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi realiza entrega de sementes a agricultores familiares em parceria com o Governo do Estado
Negócios Estudo revela gargalos de gestão e os setores mais vulneráveis do Sul do Brasil
Negócios Personalização antecipada de apartamentos reduz resíduos
Goiás Nova etapa da integração entre pagamentos e documentos fiscais entra em vigor em fevereiro
Economia Cesta básica cai em todas as capitais do país no 2º semestre de 2025 Economia Perpétuos de Criptomoedas Ganham Impulso com Traders Definindo o Cenário para 2026 Axi expande acesso a futuros perpétuos de criptomoedas liquidados em fiduciário Mín. 16° Máx. 24°





