

Dando continuidade ao plano estratégico de expansão da malha aérea internacional, a Secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, cumpriu agenda oficial nesta segunda-feira, 19, na sede da companhia aérea Air France, em Paris. A missão, realizada em conjunto com representantes do Floripa Airport, visa consolidar Santa Catarina como um portão de entrada estratégico para turistas europeus no Sul do Brasil.
Durante o encontro, a comitiva catarinense apresentou um diagnóstico detalhado do mercado regional, destacando o crescimento da demanda por destinos de experiência e a infraestrutura de excelência do Aeroporto Internacional de Florianópolis. A iniciativa faz parte das diretrizes do Governo do Estado para a internacionalização do destino, focando não apenas na promoção turística, mas também na atração de novos negócios e investimentos.
Foco no turista qualificado e desenvolvimento econômico
A estratégia de diversificação de rotas internacionais busca atrair, prioritariamente, o chamado “turista qualificado”. Este perfil de visitante possui um ticket médio de gasto superior, o que impacta diretamente na economia catarinense.
“Trazer novas opções de conectividade com a Europa é fundamental para o fortalecimento da nossa matriz econômica. O aumento no fluxo de turistas internacionais reflete diretamente em uma maior arrecadação para o Estado. Esses recursos são fundamentais para que o Governo possa realizar novos investimentos em áreas prioritárias como infraestrutura, saúde e educação para todos os catarinenses”, destacou a secretária Catiane Seif.
Parceria estratégica com o setor privado
A presença do Floripa Airport na reunião reforça a sinergia entre o setor público e a iniciativa privada. A concessionária apresentou dados técnicos sobre a capacidade operacional do terminal, que já é referência no país, e sobre a grande demanda de turistas entre os dois mercados, europeu e catarinense.
“Nosso aeroporto oferece a infraestrutura necessária e elevados índices de eficiência operacional, o que nos habilita a receber novas rotas de longa distância. Trazer mais voos representa não apenas mais turistas, mas também mais negócios, investimentos e desenvolvimento para Santa Catarina, o que faz parte da nossa missão”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, administradora do Floripa Airport.
A agenda da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) na Europa segue ao longo da semana, com reuniões previstas com outras companhias aéreas e operadores de turismo durante a FITUR, em Madri, reafirmando o compromisso de Santa Catarina em se posicionar como um destino global durante o ano todo.
Turismo Missão internacional: Viaje Paraná busca atrair mais turistas ao Estado na Espanha
Turismo Missão internacional: Viaje Paraná busca na Espanha atrair mais turistas ao Estado
Turismo Governo de Minas celebra novo voo internacional que liga Confins a Montevidéu
Turismo Em missão internacional, Viaje Paraná busca na Espanha atrair mais turistas ao Estado
Amazonas Manaus ganha destaque em pesquisa global sobre tendências de viagem para 2026
São Sebastião - SP Jorge & Mateus bate recorde de público e reúne mais de 71 mil pessoas no Verão Show 2026 em São Sebastião Mín. 16° Máx. 24°





