

Os alertas via SMS emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais têm se consolidado como uma ferramenta fundamental de prevenção e proteção da população, especialmente durante o período chuvoso. Entre 1/10 de 2025 e 8/1 de 2026, foram enviados 1.642 alertas à população mineira, com orientações preventivas baseadas no monitoramento contínuo de condições meteorológicas, hidrológicas e geológicas, priorizando áreas mais suscetíveis a eventos extremos.
Esse reforço na comunicação integra um conjunto de ações estratégicas do Governo de Minas e ganha ainda mais força com a integração da Defesa Civil à plataforma Emergência MG, ocorrida em 16/12. A partir dessa atualização, a população passou a contar, em um único ambiente digital, com os serviços da Polícia Militar , Polícia Civil , Corpo de Bombeiros Militar e, agora, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), melhorando a capacidade de resposta das forças de segurança a situações de risco.
A plataforma Emergência MG, lançada em março de 2025, permite o registro de ocorrências, a solicitação de vistorias e o acesso direto a Defesa Civil, funcionando como um importante canal de suporte durante o período de chuvas. Já na primeira semana de integração da Cedec ao sistema, foram registrados 165 atendimentos por chat de emergência, demonstrando a adesão da população ao serviço.
Durante o período chuvoso, a ferramenta tem impacto ainda maior, pois possibilita que cidadãos informem, de forma imediata, situações como alagamentos, deslizamentos, danos estruturais e riscos iminentes, contribuindo para o direcionamento mais ágil e adequado das equipes de atendimento. Além dos alertas preventivos via SMS, a Defesa Civil intensificou o uso do Defesa Civil Alerta, com a emissão de 64 comunicados emergenciais, acionados exclusivamente em casos de risco iminente ou quando o evento já está em curso.
“O Emergência MG é uma importante ferramenta que fortalece a prevenção, permitindo que situações de risco sejam comunicadas de forma imediata e eficiente. Além disso, tem importante papel de orientar a população e contribuir para a proteção de vidas durante o período chuvoso. É tecnologia a serviço da segurança e do cuidado com os mineiros”, afirma o vice-governador Mateus Simões.
Mantida pela Prodemge , a plataforma Emergência MG pode ser acessada pelo site oficial, pelo MG App e pelo Telegram, consolidando-se como uma solução tecnológica estratégica para ampliar a prevenção, a comunicação e a segurança da população mineira, especialmente nos meses de maior vulnerabilidade climática.
Igor Soares, analista administrativo da Defesa Civil, disse que durante o período chuvoso, o recurso tem um impacto ainda maior, pois possibilita que a população informe imediatamente situações de risco, como alagamentos, deslizamentos e danos estruturais. “Essas informações ajudam a direcionar o atendimento mais adequado para cada ocorrência e a orientar o cidadão sobre qual órgão acionar, tornando a resposta mais eficiente”, explicou.
Segundo o gerente da Prodemge de Serviços da Cidade Administrativa, Márcio Faul, a integração da Defesa Civil amplia a capacidade de resposta e coordenação integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, e, agora, com a Defesa Civil.
Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp MG, Bernardo Naves, a tecnologia ajuda a agilizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a melhoria das condições de atendimento à população. “A disponibilidade de informações mais precisas impacta diretamente na resposta de atendimento”, disse.
Amazonas No fim do ano 92% dos lojistas não registraram assaltos nem furtos, aponta pesquisa da Fecomércio
Segurança PCCE prende em flagrante homem com mais de 2 kg de drogas em São Gonçalo do Amarante
Segurança PMCE captura trio com arma e drogas em Guaraciaba do Norte
Segurança Pública Com balística avançada, Polícia Científica elucida conexão de crimes com a mesma arma
Segurança Pública Com balística forense avançada, Polícia Científica elucida conexão de crimes distintos
Amazonas PC-AM divulga as imagens de quatro homens que desapareceram em Manaus
Piauí Segurança de Segurança interdita casa de eventos na zona sul de Teresina por irregularidades no funcionamento
Segurança Pública Olho Vivo chega a quase 500 câmeras inteligentes instaladas e avança para o Interior
Segurança Pública PMPR e PCPR apreendem quase 150 toneladas de drogas com apoio de cães em 2025 Mín. 16° Máx. 24°





