

Nesta terça-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou dois projetos estruturantes para o município de Barreiras, no oeste baiano, voltados à universalização do esgotamento sanitário e à ampliação do sistema de abastecimento de água. As autorizações ocorreram durante reunião com lideranças políticas da região, com a participação do presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida.
O governador destacou que os projetos fazem parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para garantir infraestrutura e qualidade de vida à população. “Estamos autorizando projetos que vão garantir esgotamento sanitário 100% em Barreiras, protegendo a saúde pública e os recursos hídricos, além de assegurar o abastecimento de água regularizado pelos próximos 30 anos”, afirmou o governador.
Segundo o presidente da Embasa, os investimentos permitirão antecipar as metas do marco regulatório do saneamento no município. “Barreiras hoje tem cerca de 81% de cobertura de esgotamento sanitário. Com esses projetos, vamos universalizar o serviço e ampliar o sistema de abastecimento de água com planejamento para atender a cidade até 2056, garantindo segurança hídrica e qualidade de vida para a população”, afirmou Gildeone Almeida.
Atualmente, Barreiras já apresenta avanços significativos na área de saneamento. Com a execução dos novos projetos, a previsão é que o município atinja, até 2027, os índices de 99% de cobertura de água e 90% de esgotamento sanitário, antecipando o prazo estabelecido pela legislação nacional.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA
São Paulo Centro de Integração da Cidadania de Jundiaí promove processos seletivos com mais de 100 vagas nesta semana
Piauí Águas do Piauí realiza dragagem do Açude Joana para reforçar abastecimento em Pedro II
Acre Famílias de quatro bairros de Rio Branco recebem títulos de propriedade em cerimônia com governador Gladson Camelí Mín. 16° Máx. 24°





