

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento do Interior 9 e do 10º Batalhão de Ações Especiais (Baep), e a Polícia Federal realizaram nesta terça-feira (20) uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas no interior de São Paulo. A ação investiga um esquema de transporte de cocaína por meio de “mulas do tráfico” em viagens clandestinas.
A operação Expurgo cumpre 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão nos municípios de Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Piracicaba e Botucatu, São Paulo e Corumbá (MS). As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal.
O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, afirmou que essa operação integrada revela a preocupação das autoridades públicas em combater crimes desse tipo. “O tráfico de drogas fomenta diversos outros crimes, como roubo, furto e lavagem de dinheiro, além de destruir lares quando a pessoa se torna dependente química. Aqui em São Paulo não vamos permitir que traficantes fiquem impunes”, disse.
Até o momento, três alvos foram localizados e presos. Durante as diligências, e com o apoio de cães policiais, as equipes localizaram quatro armas, sendo duas pistolas, um fuzil e um revólver, R$ 75 mil em dinheiro e três celulares que estavam escondidos em fundos falsos de móveis na residência do principal alvo da operação, em Santa Bárbara D’Oeste.
“A operação de hoje é um desdobramento de uma prisão que o 10° Baep fez no ano passado, na qual foi identificada uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas por meio de ‘mulas do tráfico’. No total, 15 estrangeiros foram presos. O trabalho deles no esquema criminoso era engolir capsulas com drogas para levar a outros países”, revelou o coronel Cleotheos Sabino, comandante do CPI-9.
Segundo as apurações, um dos presos chegou a ingerir 120 cápsulas. A partir desta ação, a Polícia Federal instaurou um inquérito e descobriu a liderança desse esquema.
Foi descoberto que parte dos integrantes da organização criminosa são membros da facção paulista que atua dentro e fora dos presídios. Alguns dos envolvidos já estão presos em razão de mandados de prisão preventiva e condenações anteriores por tráfico de drogas.
Verão Maior Paraná Vasco, Avaí, Internacional e muito mais: Verão Maior recebe Circuito Brasil de Beach Soccer
Bahia Cursos de Medicina da UESC e UESB conquistam nota máxima no Enamed 2025
Bahia Bahia é um dos destaques em produção e qualidade do queijo no Brasil
Gurupi - TO Muito além do básico: o que as Unidades de Saúde de Gurupi oferecem à população
Verão Maior Paraná Circuito Brasil de Beach Soccer estreia no Paraná com grandes clubes em Caiobá
Acre Ranking nacional evidencia avanços no funcionamento da máquina pública no Acre
Piauí Dez municípios piauienses avançam em edital nacional para fortalecer políticas para mulheres
Verão Maior Paraná Cabeça d'água: veja orientações dos Bombeiros para não correr riscos em rios e cachoeiras
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 114 famílias em São José da Bela Vista Mín. 16° Máx. 24°





