Terça, 20 de Janeiro de 2026
19°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Piauí

Gov.pi Cidadão vai facilitar viagens intermunicipais para pessoas com deficiência

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) se reuniram, nesta t...

20/01/2026 às 16h46
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) se reuniram, nesta terça-feira (20), para discutir os detalhes do novo serviço digital de solicitação de viagens intermunicipais voltado às pessoas com deficiência.

O sistema, desenvolvido pela Etipi, será hospedado dentro da plataforma Gov.pi Cidadão e tem como objetivo facilitar o acesso ao transporte intermunicipal das pessoas com deficiência que têm direito à gratuidade na passagem de ônibus, garantindo mais autonomia, praticidade e inclusão no acesso ao serviço público.

A iniciativa permitirá que o cidadão realize a reserva de sua vaga de forma totalmente on-line, sem a necessidade de deslocamento presencial. Após o alinhamento entre os órgãos, o processo segue agora para a fase de testes do sistema. Em breve, será realizada a assinatura do decreto que regulamenta o serviço, além da promoção de capacitações com os funcionários das empresas de transporte e das rodoviárias, assegurando a correta operacionalização da ferramenta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Presidente da Etipi, Ellen Gera (Foto: Ascom Etipi)

Durante a reunião, foram debatidos os fluxos operacionais, os critérios de acesso ao benefício e a integração entre os sistemas, garantindo mais agilidade, transparência e eficiência no atendimento aos usuários.

Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a iniciativa representa um avanço importante na garantia de direitos. “Estamos trabalhando para reduzir barreiras e ampliar o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas. Esse serviço digital traz mais dignidade, conforto e respeito ao cidadão”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
(Foto: Ascom Etipi)

O coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc), Claude Girão, destacou a importância da preparação dos envolvidos no processo. “Além da tecnologia, é fundamental capacitar os profissionais que atuam diretamente no atendimento. Assim garantimos que o serviço funcione de forma integrada e realmente atenda às necessidades das pessoas com deficiência”, ressaltou.

O presidente da Etipi, Ellen Gera, reforçou o compromisso da empresa com a transformação digital dos serviços públicos. “Nosso foco é usar a tecnologia para aproximar o Estado do cidadão. Estamos avançando para a fase de testes e trabalhando para que esse serviço seja entregue com segurança, eficiência e acessibilidade”, pontuou.

A expectativa é que, após a conclusão dos testes, a assinatura do decreto e a realização das capacitações, o serviço esteja disponível no Gov.pi Cidadão para todo o estado, ampliando o acesso das pessoas com deficiência ao transporte intermunicipal no Piauí de forma totalmente digital.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
(Foto: Ascom Etipi)

Serviços públicos na palma da mão

Para acessar os mais de 500 serviços digitais do Governo do Estado, o cidadão pode baixar o aplicativo Gov.pi Cidadão disponível nas lojas de aplicativo no celular, ou acessando o site pidigital.pi.gov.br .

A iniciativa integra a estratégia do Governo do Piauí de fortalecer a inclusão digital, a inovação e a eficiência da gestão pública, garantindo mais autonomia ao cidadão no uso da tecnologia para facilitar o dia a dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários