

No Dia Mundial de Combate à Hanseníase, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e da Gerência do Programa de Tuberculose e Hanseníase, intensifica as ações de combate e prevenção da doença no município.
O Janeiro Roxo marca o mês de conscientização sobre a hanseníase e a Prefeitura de Parintins objetiva a detecção precoce dos casos, garantindo diagnóstico, tratamento adequado e cura dos pacientes.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, destaca que o município segue desenvolvendo ações contínuas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da doença.
“Parintins não poderia ficar de fora das ações relacionadas a essa temática. É fundamental informar à população sobre o fluxo de atendimento no município, além do trabalho da Vigilância em Saúde, que atua no monitoramento e na análise dos dados”, ressaltou a coordenadora.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Parintins apresenta baixos índices da doença. Entre os anos de 2021 e 2025, foram diagnosticados 28 casos de hanseníase, todos devidamente tratados e curados.
A diretora da Policlínica Padre Vítorio, Silvia Oliveira, enfatiza a importância da busca imediata por atendimento ao surgirem os primeiros sinais da doença.
“A hanseníase tem cura. Ao perceber qualquer alteração na pele, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar o exame. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para a Policlínica Padre Vitorio, onde recebe tratamento especializado até a cura”, explicou.
O gerente dos Programas de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Euler Lira, reforça a relevância do programa no município.
“O programa de controle é uma estratégia de saúde pública que atua na vigilância epidemiológica, no diagnóstico precoce, no tratamento e no acompanhamento dos casos detectados, além da prevenção de incapacidades. Todo esse trabalho é desenvolvido em parceria com a Atenção Primária em Saúde, tendo como referência a Policlínica Padre Vitorio”, destacou Euler Lira.
Como parte das ações do Janeiro Roxo, no dia 26 de janeiro, a Prefeitura de Parintins, realizará uma capacitação de atualização sobre hanseníase, destinada a toda a rede de saúde do município.
Texto: Júnior Ferreira – SEMSA/SECOM
Fotos: Arquivo Policlínica Padre Vitorio
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Alagoinhas - BA Prefeitura lança projeto Alagoinhas: Xadrez na Periferia
Araçatuba - SP Araçatuba ganha do Estado seis cursos gratuitos do Programa Cozinhalimento
Cidades Paraná investe R$ 56 milhões para construção de APAEs em 25 municípios do Paraná
Parintins - AM Prefeitura de Parintins executa substituição de rede de abastecimento de água no bairro São Francisco
Sorriso - MT Prefeitura investe na impermeabilização do Lago da Zona Leste
Parintins - AM Prefeitura de Parintins instala primeiro medidor de qualidade do ar na Vila Amazônia em parceria com Defesa Civil do Amazonas
Sorriso - MT Prefeitura de Sorriso inicia entrega dos kits escolares e registra quase 800 atendimentos no primeiro dia
Candeias - BA Candeias: Prefeito Eriton Ramos e diretoria da CDL entregam as chaves dos veículos às ganhadoras da campanha Natal de Luz Candeias
Palmas - TO Guarda Metropolitana de Palmas flagra extração ilegal de minerais e aplica sanções administrativas Mín. 16° Máx. 24°





