

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) divulgou, nesta terça-feira, 20, o apoio institucional à qualificação profissional de servidores da rede estadual, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra a política da Pasta de incentivo à formação acadêmica avançada, com reflexos diretos na melhoria da assistência prestada à população tocantinense.
Nesse contexto, a SES/TO destaca a fase de conclusão do doutorado do coordenador do Serviço de Odontologia Clínica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Rodrigo Martins, que se encontra atualmente em licença para capacitação profissional. Cirurgião-dentista, doutorando em implantodontia, mestre em periodontia e especialista em implantodontia e periodontia, o profissional desenvolve sua formação acadêmica na Universidade de Guarulhos (UNG), com parte da pesquisa realizada na Harvard School of Dental Medicine, nos Estados Unidos.
O apoio institucional da SES/TO à qualificação de profissionais possibilita que conhecimentos científicos e tecnologias de ponta sejam futuramente incorporados à rede pública estadual de saúde. A pesquisa desenvolvida tem como foco o aprimoramento de biomateriais utilizados na regeneração óssea, a partir de tecnologias de impressão 3D, o que pode representar avanços significativos na precisão, eficácia e conforto dos tratamentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o coordenador, as tecnologias estudadas possuem potencial de aplicação em diversas especialidades ofertadas pela rede pública. “As possibilidades são enormes, uma vez que áreas como ortopedia, neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia de cabeça e pescoço e odontologia poderão se beneficiar com essa nova tecnologia”, afirma.
Rodrigo Martins é orientado por profissionais pesquisadores com influências mundiais, como o Jamil Shibli e o David Wu, reconhecido como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias de regeneração óssea.
A pesquisa
O tema central da pesquisa realizada pelo coordenador da Odontologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Rodrigo Martins, é o aprimoramento de biomateriais utilizados nos procedimentos cirúrgicos de regeneração óssea. Com a pesquisa, todos os pacientes que possuem indicação de enxertos ósseos, tanto na odontologia quanto na medicina, poderão ser beneficiados.
O grande benefício é o de não ser necessária a remoção de osso de outra parte do corpo do paciente, além da possibilidade de que o defeito possa ser preenchido por um enxerto impresso em três dimensões, necessárias com exatidão para corrigir os defeitos. Para o aprimoramento desses blocos sintéticos, estão sendo pesquisadas proteínas que podem melhorar ainda mais essa resposta, conduzindo a uma cicatrização mais adequada.
Amazonas Fundação de Medicina Tropical testa PrEP de uso mensal contra o HIV, em estudo internacional inédito
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos do cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado para Saúde
Cuiabá - MT Cuiabá registra queda de 93,5% nos casos de dengue e chikungunya no início de 2026
Saúde Prorrogadas até 23/1 as inscrições para seleção de médicos reguladores em Minas Gerais
Piauí Rede estadual do Piauí registra mais de 1,5 milhão de exames e 641 mil consultas em 2025
Saúde Hospitais de Florianópolis ganham novas mobílias para melhorar o atendimento à população
Piauí Piauí registra aumento de 99% em cirurgias eletivas e ultrapassa 1,3 milhão de atendimentos digitais
Saúde Hospital Universitário da UEL realiza pela primeira vez cirurgia de coluna com técnica Alif
Tocantins Governo do Tocantins divulga inscrições para especialização em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação Mín. 16° Máx. 24°





