

A abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Masculino - Série A 2026 também foi marcada por uma ação de conscientização em defesa da causa animal. No domingo (18), antes da partida entre Operário Futebol Clube e Futebol Clube Pantanal, realizada no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, a Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), levou ao gramado mensagens de combate aos maus-tratos e incentivo à adoção responsável.
A iniciativa integrou a programação oficial de lançamento da temporada do futebol estadual, organizada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul. A proposta é utilizar a visibilidade das competições esportivas como ferramenta de educação, prevenção e sensibilização da sociedade sobre a importância da proteção animal.
Durante a ação, representantes da Suprova entraram em campo com os mascotes Melo e Sorte e uma faixa de conscientização, levando a pauta da proteção animal diretamente ao público presente no estádio. A mobilização marcou o início de uma articulação entre o futebol sul-mato-grossense e as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Para o titular da Setesc, Marcelo Miranda, a iniciativa demonstra como o esporte pode atuar de forma integrada às políticas públicas e às causas sociais prioritárias. “O futebol tem um alcance que vai muito além do esporte em si. Ele dialoga com a sociedade, com as famílias e com as comunidades. Quando o Governo do Estado utiliza esse espaço para tratar de temas como a proteção animal, estamos ampliando a consciência coletiva e reforçando valores como responsabilidade, respeito à vida e cidadania”.
Na avaliação do superintendente estadual de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, a união entre futebol e causa animal amplia o alcance das ações e fortalece o compromisso social. “O futebol já transforma vidas todos os dias. Agora, a nossa intenção é que ele também ajude a salvar vidas. Usar esse espaço para falar contra os maus-tratos, contra o abandono e a favor da adoção responsável é levar consciência onde as pessoas estão”, destacou.

O superintendente também ressaltou a importância da interiorização das ações ao longo do calendário esportivo estadual. “Os jogos acontecem não apenas na Capital, mas também no interior do Estado. A partir do calendário oficial das competições, queremos dar visibilidade às entidades e aos protetores locais, permitindo que eles também entrem em campo com suas ações, com animais para adoção e faixas de conscientização. Isso reforça o compromisso do Governo do Estado com as protetoras e os protetores de animais de todo o Mato Grosso do Sul”, completou.
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto de destaque: divulgação
São Paulo Polícia Militar apreende pasta de cocaína com passageiros em fiscalização de ônibus na capital
Tocantins Governo do Tocantins inicia serviços noturnos de Siga e Pare na ponte entre Palmas e Luzimangues a partir desta quarta-feira, 21
Paraíba Saúde Mental é pauta o ano inteiro
Polícia Civil - MS Em Bataguassu, Polícia Civil prende foragido da justiça condenado a 12 anos de prisão
São Paulo Bombeiros de SP resgatam ciclistas desaparecidos há seis dias em área de mata em Juquitiba
São Paulo Governo de SP avança na implantação do Hospital Regional Três Colinas em Franca
Polícia Civil - MS Polícia Civil recupera em Três Lagoas, veículos relacionados em estelionato na Capital
Polícia Civil - MS Policiais civis prendem investigado por tráfico e apreendem drogas prontas para serem comercializadas
Legislativo - MT Assembleia recebe projeto da RGA e marca sessão extraordinária para quarta-feira (21) Mín. 16° Máx. 24°





