


PZO
Teve início nesta segunda-feira (19), a etapa do programa de rastreamento do câncer de mama em Vitória da Conquista. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Seseb), a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, visando ampliar o acesso à mamografia e fortalecer as políticas de saúde feminina no município.
A unidade móvel (carreta) permanecerá no município até o dia 4 de fevereiro. A meta de realizar 140 atendimentos diários, totalizando 2.100 exames ao final dos 15 dias de permanência. O serviço é direcionado a mulheres na faixa etária de50 a 74 anos.
Para garantir a organização e evitar aglomerações, o fluxo de atendimento é regulado: as pacientes (tanto da zona urbana quanto da zona rural) devem ser previamente encaminhadas por suas Unidades de Saúde da Família (USF) e cadastradas via Central de Marcação.
Segundo a enfermeira da Sesab, Fernanda Tamboni, os critérios para realizar o exame na unidade móvel incluem:
Além do exame, as mulheres que comparecem à carreta participam de ações educativas na sala de espera, com orientações sobre vigilância à saúde e autocuidado. Para a secretária de Saúde, Fernanda Maron, a chegada do serviço fortalece as ações voltadas à saúde da mulher em Vitória da Conquista. “A presença da carreta fortalece as nossas políticas públicas. É através da prevenção que alcançamos o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, aumentando drasticamente as chances de cura”, destacou.
Creuza Maria de Jesus, 50 anos, moradora do Vila Sul, foi uma das primeiras a comparecer nesta terça-feira (20). Com histórico de câncer na família e acompanhamento de nódulos benignos, ela reforça a importância da rotina anual.“A gente tem que se cuidar. Descobrindo logo, a chance de cura é maior. Se deixar para mais tarde, fica mais complicado“, afirmou após ser convocada pela equipe de saúde do seu bairro.
São Paulo Polícia Militar apreende pasta de cocaína com passageiros em fiscalização de ônibus na capital
Tocantins Governo do Tocantins inicia serviços noturnos de Siga e Pare na ponte entre Palmas e Luzimangues a partir desta quarta-feira, 21
Paraíba Saúde Mental é pauta o ano inteiro
Polícia Civil - MS Em Bataguassu, Polícia Civil prende foragido da justiça condenado a 12 anos de prisão
São Paulo Bombeiros de SP resgatam ciclistas desaparecidos há seis dias em área de mata em Juquitiba
São Paulo Governo de SP avança na implantação do Hospital Regional Três Colinas em Franca
Polícia Civil - MS Polícia Civil recupera em Três Lagoas, veículos relacionados em estelionato na Capital
Polícia Civil - MS Policiais civis prendem investigado por tráfico e apreendem drogas prontas para serem comercializadas
Legislativo - MT Assembleia recebe projeto da RGA e marca sessão extraordinária para quarta-feira (21) Mín. 16° Máx. 24°





