

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu, nesta terça-feira (20), uma atividade socioeducativa para cerca de 50 usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Parque Municipal da Lagoa das Bateias.
De acordo com a gerente do CCI, Janaína Mota, a proposta foi ampliar as ações de cuidado para além do espaço institucional. “O intuito foi sair das quatro paredes e vir para uma área de lazer tão significativa da nossa cidade. Enfrentar as vulnerabilidades também envolve a promoção do contato com a natureza, o movimento e o fortalecimento do autocuidado e do convívio social”, explicou a gerente.
A ação integra a agenda da campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional, estimulando o diálogo sobre o autocuidado e a busca por qualidade de vida. Na programação, foram realizados piquenique, roda de conversa e oficina de dança, fortalecendo a convivência e à socialização entre os usuários do serviço.
A atividade foi conduzida pela psicóloga Leila Lopes, do Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança do Trabalho (Nast). Segundo ela, o momento foi pensado como um espaço de pausa e reflexão. “É um espaço para que os idosos possam parar um pouco, pensar em si e em como cuidar da saúde mental na terceira idade, considerando as perdas cognitivas e sociais que podem impactar esse processo”, afirmou a psicóloga.
Usuária do CCI há 10 anos, Almerinda Silva avaliou positivamente a atividade. “Eu me sinto muito bem participando. Esse momento aqui, com meditação e convivência, é muito bom para a saúde mental e física. Gostaria que tivesse toda semana”, relatou dona Almerinda.
São Paulo Trio é preso com mais de 1 tonelada de drogas em chácara no interior de São Paulo
São Paulo Prêmio Top Destinos Turísticos fortalece o setor paulista; veja as cidades vencedoras
UEPG Restec em Engenharia e Gestão Ambiental divulga editais para seleção de professores e profissionais graduados Mín. 16° Máx. 22°





