Quarta, 21 de Janeiro de 2026
17°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Paraíba

João Azevêdo e Margareth Menezes firmam série de parcerias em solenidade no Teatro Paulo Pontes

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura firma parcerias com o Ministério da Cultura/Governo Federal para realização de di...

21/01/2026 às 09h27
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura firma parcerias com o Ministério da Cultura/Governo Federal para realização de diversas ações previstas para 2026 em toda a Paraíba, no âmbito da cultura. O montante destinado para investimentos na pasta é de mais de R$ 65 milhões. A cerimônia dos anúncios será na próxima sexta-feira (23), às 9h, no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes e o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, assinarão autorizações de ordens de serviço e licitações e assinarão parcerias e legislações. Entre os convidados estão a deputada estadual Cida Ramos, a conselheira Estadual de Política Cultural, Rafaella Lopes, a mestra Quilombola, Nalva de Rita de Chicó, a escritora e artista cigana, Marcylânia Alcântara e a liderança Potiguara, Cacique Sandro, além de autoridades políticas, estudantes, professores e agentes da cultura.

Aberta gratuitamente ao público geral, quem comparecer à cerimônia de anúncio de parcerias, será recepcionado com apresentações culturais de toré indígena, de papangus, do Boi de Seu Antônio, de sanfoneiros quilombolas e da artista zabelense, Sandra Belê, que cantará as músicas, ‘Para agradecer e Paraíba Jóia Rara’.

O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, falou sobre a importância do desenvolvimento das políticas públicas de fomento por meio de parcerias com o Governo Federal. “Temos um compromisso muito claro com a interiorização dos investimentos na área da cultura. Na prática estamos falando de artistas, grupos e iniciativas que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de desenvolver os seus projetos contando com o apoio do poder público. Por isso, onde você chega nesse estado, têm ação da Secretaria de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura”, frisou o gestor.

Autorizações de ordens de serviço

Em um primeiro momento serão assinadas as autorizações de ordens de serviço para a implementação dos Centros de Educação Unificado da Cultura (CEU´s da Cultura), em sete municípios paraibanos: Patos, Esperança, Cabedelo, Sapé, Bayeux, João Pessoa e Campina Grande. Também haverá autorizações de licitações e chamamentos públicos para aquisição de livros de editoras paraibanas, mobiliário e computadores para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias; Contratação de empresa operadora para o projeto Partiu Cultura!; Contratação de serviço de reforma predial para o Centro de Referência do Hip Hop Paraibano; Celebração de parceria para implantação do Sistema Estadual de Museus e celebração de parceria para a implantação do Programa Paraíba Território Criativo.

Parcerias

Já nas assinaturas de parcerias há a celebração de parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para a criação de cursos técnicos na área artística; criação do Curso Tecnológico em Gestão Cultural; Celebração de parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para a criação do Curso Técnico em Produção Cultural para Gestores de Quadrilhas Juninas e manutenção do programa Birôs Criativos; Celebração de parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a segunda turma da Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural e celebração de parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), para a implantação do Programa Arte e Cultura na Educação Integral.

Em relação às assinaturas de legislações está o decreto que cria o Centro de Referência do Hip Hop da Paraíba.

Lançamento de editais com recursos do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Na ocasião serão lançados editais, já com inscrições abertas para: Edital Paraíba Inclusiva (populações periféricas, rural, idosos (60+) e mulheres ou voltados para crianças); Editais Paraíba Étnica (povos indígenas, povos ciganos e comunidades quilombolas); Edital Paraíba Popular (culturas populares e tradicionais); Editais Paraíba das Artes (cênicas, visuais, música e audiovisual); Edital Arte na Bagagem; Editais Cultura Viva (pontos de cultura, pontões de cultura e bolsas para Mestras e Mestres) e Edital Ações Continuadas, além do lançamento do Prêmio Paraíba Junina 2026. Todos os detalhes para critérios de participação em cada edital estão na página da Pnab no site da Secult-PB.

Lançamento de editais com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)

Arranjos Regionais: O Edital Linduarte Noronha (longas-metragens); o Edital Cinema e Infância (curtas-metragens); o Edital de Apoio a Desenvolvimento de Roteiros e o Edital de Apoio a Projetos de Distribuição de Filmes, estarão com inscrições abertas em breve.

Consecult-PB

Durante a solenidade também haverá a posse dos novos Conselheiros Estaduais de Política Cultural da Paraíba, eleitos para o biênio 2026/2028, em eleição com recorde de comparecimentos às urnas. Foram mais de 12 mil votos em toda a Paraíba.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários