


A Comissão é formada por representantes da Assistência Social, Saúde e Educação
A Comissão Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família realizou, nesta terça-feira (20), a primeira reunião de 2026. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (Smed) e reuniu representantes das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação para discutir estratégias integradas de acompanhamento das condicionalidades do programa no município.
Na pauta, o alinhamento dos fluxos de acompanhamento do descumprimento das condicionalidades, a análise de dados das áreas de assistência social, de saúde e educação referentes a 2025, a definição de territórios prioritários para intervenção e o planejamento das ações intersetoriais que serão executadas ao longo do ano.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou o papel da comissão na qualificação da gestão do programa em Vitória da Conquista. “A Comissão Intersetorial permite que assistência social, saúde e educação trabalhem de forma articulada, transformando dados em planejamento e ações concretas nos territórios. Esse alinhamento é fundamental para garantir o acesso das famílias aos direitos”, pontuou o secretário.
Os dados do acompanhamento das condicionalidades de saúde referentes ao segundo semestre de 2025 foram apresentados pela coordenadora da Vigilância Alimentar e Nutricional, Iasmin Lacerda. Segundo ela, o levantamento identificou crianças que ficaram sem acompanhamento, com dados estratificados por bairros. “A partir dessa análise, conseguimos identificar os territórios e os perfis mais afetados para planejar estratégias que ampliem o acompanhamento, reduzam a não pesagem e evitem prejuízos ao desenvolvimento das crianças e ao cumprimento das condicionalidades”, explicou Iasmim.
Pela Educação, a coordenadora do Núcleo de Legalização Escolar da Smed, Carmen Sílvia Freitas, apresentou os dados do acompanhamento da frequência escolar em 2025. Ela ressaltou que as informações refletem um conjunto de ações realizadas ao longo do ano. “Trouxemos os dados do acompanhamento da frequência, com percentuais de atendimento, alunos não localizados e a evolução ao longo de 2025. Esses números resultam de ações como reuniões com diretores, visitas às escolas, atendimento às famílias e o trabalho da Busca Ativa para compreender os motivos da infrequência e garantir o retorno dos estudantes”, destacou.
Sobre a Comissão

Magno Aguiar
A Comissão Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família é responsável por articular as políticas de Assistência Social, Saúde e Educação no acompanhamento das famílias beneficiárias e no monitoramento do cumprimento das condicionalidades do programa federal.
O presidente da comissão, Magno Aguiar explicou que o grupo atua de forma estratégica para garantir o acesso das famílias aos direitos básicos. “A comissão acompanha as famílias beneficiárias e aquelas que apresentam dificuldade no cumprimento das condicionalidades, como a frequência escolar e o acompanhamento de peso, altura e vacinação das crianças. Já nesta primeira reunião de 2026, debatemos a pactuação de um fluxo unificado entre as políticas, a definição de territórios prioritários para intervenção e estratégias conjuntas para atuação ao longo do ano”, disse o presidente.
São Paulo Graduados podem concorrer a vagas remanescentes na Escola de Comunicações e Artes da USP
Piauí Idepi finaliza obras em estradas vicinais e melhora infraestrutura viária em comunidades rurais de Lagoa do Sítio
Acre Governo registra avanço para a diversidade religiosa e passa a contar com orçamento próprio incluído no Plano Plurianual
São Paulo Procon-SP lança consulta para avaliar conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor
Piauí Idepi finaliza obras em estradas vicinais de Lagoa do Sítio e melhora infraestrutura viária em comunidades rurais
Dourados - MS Prefeitura anuncia inscrições em processo seletivo para 28 educadores físicos
São Paulo Trio é preso com mais de 1 tonelada de drogas em chácara no interior de São Paulo
São Paulo Prêmio Top Destinos Turísticos fortalece o setor paulista; veja as cidades vencedoras
UEPG Restec em Engenharia e Gestão Ambiental divulga editais para seleção de professores e profissionais graduados Mín. 16° Máx. 22°





