

Um dos teatros mais importantes do Nordeste está comemorando 41 anos e terá programação especial nesta sexta-feira (23) e no sábado (24). O ICA, na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, contará com agenda gratuita de dança e teatro para celebrar seu aniversário, que ocorre em 26 de janeiro, data de sua inauguração em 1985. Ele é o primeiro teatro do Sertão da Paraíba e um dos maiores do interior do estado, com equipamentos modernos e acessibilidade
Na sexta-feira, dia 23, ‘O baile dos cangaceiros’ será apresentado pela Cia de Danças Populares Pisada do Sertão (criada em 2004, na cidade de Poço de José de Moura-PB), a partir das 19h. Essa apresentação de xaxado tem patrocínio do BNB Cultural.
Já no sábado, dia 24, às 19h30, a atração é ‘Oh! Terrinha Boa’, da Cia Arco Íris (criada em 1985). Em cena, Jucinério Félix Filho e José Ricardo Lacerda interpretam Zé do Vale e Maria Calado. Essa comédia - reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba - é sobre temas sociais como a luta agrária, o êxodo rural e a religiosidade. Essa apresentação teatral tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O teatro ICA comemorou 40 anos ano passado, tendo na programação shows de Jessier Quirino, Flávio Leandro e Seu Pereira & Coletivo 401. Festa também contou com diversos homenageados, como o ator Ubiratan de Assis, Bia Cagliani (presidenta da Funesc) e Pedro Santos (secretário estadual de Cultura).
Também o repentista Raimundo Borges de Almeida (da Associação Cajazeirense dos Violeiros e Poetas Populares). A lista teve, ainda, duas homenagens in memoriam: Íracles Brocos Pires (que dá nome ao ICA) e o diretor e dramaturgo Eliézer Rolim, dois grandes nomes do teatro cajazeirense.
Ramificação da Funesc em Cajazeiras, o teatro da cidade leva o nome de Íracles Pires, artista com grande atuação nos movimentos culturais do Sertão até meados dos anos 1970. Inaugurado em 26 de janeiro de 1985, o ICA conta com 240 lugares na plateia e duas salas vips com 19 lugares cada uma. Um total de 278 lugares.
Sobre Íracles Pires - A teatróloga Íracles Pires, conhecida como Ica, faleceu no dia 9 de março de 1979, após um acidente automobilístico na cidade de Jequié (BA). Por muitos anos, ela manteve programa de rádio de grande audiência na cidade. Viveu a maior parte de sua adolescência no Rio de Janeiro, onde se entrosou com figuras do meio artístico e cultural.
Depois de se casar com o médico Waldemar Pires Ferreira, Íracles foi residir na cidade de Cajazeiras. Da união nasceram a arquiteta Jeanne Brocos Pires e o engenheiro Saulo Péricles (Pepé). Ica, depois de casada, voltou ao Rio para fazer o curso de teatro na Faculdade de Belas Artes. Entre as peças que montou figuram 'Auto da Compadecida', 'Afilhada de Nossa Senhora da Conceição' e 'Fui eu… Mas não espalhe'.





Legislativo - MT Nova lei de Dr. João alerta gestantes sobre condição sem sintomas que pode levar à perda do bebê
São Paulo Drone ajuda PM de São Paulo na prisão de suspeito de tráfico pela terceira vez em três meses
Espírito Santo Confira o calendário de vencimento do Licenciamento 2026
Governo Estação Tech de Santa Rita inicia 2026 com oficinas de qualificação tecnológica
Acre Deracre realiza operação tapa-buraco na AC-405 em Mâncio Lima
Infraestrutura Prazo de inscrições do Inova Cemig Lab é prorrogado até 1/2
Infraestrutura Governo de Minas lança PPP que prevê investimentos de R$ 5,1 bilhões em escolas da rede estadual
Acre Administração lança curso de Canva Básico em plataformas digitais para servidores
Dourados - MS Prefeitura leva avaliação dermatológica ao Jorjão para rematrícula na natação e hidroginástica Mín. 16° Máx. 22°





