

O mês de dezembro de 2025 registrou um aumento expressivo no número de processos protocolados na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees). Foram 18.001 registros realizados no período, o que corresponde a um aumento de 110%, em relação ao mesmo período de 2024, que teve 8.627.
O crescimento se deve à sanção da Lei nº 15.270/ 2025, que trouxe mudanças significativas na tributação da renda, incluindo a retenção do Imposto de Renda na Fonte (IRRF) sobre lucros e dividendos distribuídos por pessoas jurídicas a pessoas físicas.
Para mitigar tais impactos, a Jucees publicou, no último dia 15, a RESOLUÇÃO Nº 02/2026 implementando ações para normalização do fluxo de processos. Dentre elas, está o aumento de reuniões plenárias semanais para julgamento de processos incluindo sábados; estabelecimento de produtividade mínima para julgadores – vogais e analistas de registro, dedicando uma meta maior para a análise de processos de atas de distribuição de lucros.
Além disso, a Jucees orienta que, nos casos de constituição, extinção e alterações de nome, endereço e atividade de empresário individual, é possível optar pela minuta de contrato padrão, que possibilita a homologação automática gerando maior celeridade de registros.
Para se ter uma ideia, até a data de publicação da resolução, havia cerca de 5.800 processos aguardando julgamento, sendo que a capacidade diária da equipe é de cerca de 350 processos. A equipe da autarquia tem implementado todos os esforços para contribuir para a manutenção de um ambiente de negócios ágil e seguro.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi abre inscrições para concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2026 nesta quinta-feira, 22
São Paulo Agro paulista exporta US$ 4,14 bilhões para a União Europeia em 2025
Acre Governo do Acre abre mais de 700 vagas gratuitas em cursos de línguas para o primeiro semestre de 2026
Acre Integração e agilidade salvam vidas em resgates de gestantes no interior do Acre
Legislativo - MT Lei garante mais segurança a famílias atípicas e proíbe cancelamento de planos de saúde para pessoas com TEA em Mato Grosso
Legislativo - MT Com atraso no pagamento, Wilson Santos articula liberação do Seguro-Defeso com INSS em Brasília
Legislativo - MT Juca do Guaraná solicita passarela acessível na Avenida da FEB para garantir segurança de pedestres
Legislativo - MT Nova lei de Dr. João alerta gestantes sobre condição sem sintomas que pode levar à perda do bebê
São Paulo Drone ajuda PM de São Paulo na prisão de suspeito de tráfico pela terceira vez em três meses Mín. 16° Máx. 22°





