

Com apoio do Governo do Amazonas, o Grupo Diamantes Verde e Rosa apresenta trabalhos em crochê, pintura e tecido

FOTO: Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, abre suas portas nesta sexta-feira (23/01) para a exposição “Mãos que Criam e que Contam Histórias”. O evento, que acontece das 17h às 20h, revela a potência artística do Grupo Diamantes Verde e Rosa, composto por mulheres que transformaram habilidades cotidianas em expressões de arte e resistência cultural.
Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a mostra gratuita destaca como a memória e a experiência de vida podem se tornar uma linguagem visual impactante.
Arte e protagonismo
A exposição vai além da estética: ela é o reflexo da trajetória de 30 idosas que utilizam o fazer artístico para fortalecer o protagonismo feminino e o envelhecimento ativo. Atuando de forma coletiva, as integrantes participaram de todas as etapas, desde a concepção das peças em tecido, crochê e pintura até a organização da mostra, reafirmando a cultura como um instrumento vital de valorização social e autoestima.
O acervo apresenta narrativas construídas a partir de décadas de experiência, onde técnicas manuais historicamente vinculadas ao ambiente doméstico ganham status de artes visuais.
Segundo a curadora da mostra, Guilhermina Terra, a proposta é quebrar barreiras entre o popular e o erudito, elevando o saber dessas mulheres ao reconhecimento público que merecem.
A voz da curadoria
“A exposição apresenta a transformação de saberes que sempre fizeram parte da vida dessas mulheres em obras de arte”, afirma Guilhermina Terra. Para a curadora, cada peça carrega uma carga histórica e uma visão de mundo única que precisa ser compartilhada e reconhecida pela sociedade, promovendo um diálogo necessário entre gerações.
Amazonas Cultura Viva: Inscrições para a 1ª Teia Amazonas começam nesta quinta-feira
Amazonas Carnaval na Floresta: Escolas do Grupo Especial assinam regulamento e definem regras do Carnaval 2026
Marabá - PA Carnaval 2026: Blocos carnavalescos, órgãos de segurança e Secult alinham detalhes da festa
Piauí Oeiras celebra memória e identidade com Noite Cultural e show do grupo The Fevers nesta sexta (23)
Piauí Sudarpi seleciona artesãos para ministrar ‘Oficinas Criativas’ na Casa Design Mestre Albertino
Piauí Sudarpi seleciona agentes para ministrar ‘Oficinas Criativas’ na Casa do Artesão Design Mestre Albertino
Piauí Governo fortalece a economia criativa e artesanato piauiense ganha protagonismo na CasaCor Piauí 2026
Piauí Secult inaugura Casa da Cultura Hermes Vieira em Elesbão Veloso nesta sexta-feira (23)
Mato Grosso do Sul Fórum Estadual dos Pontos de Cultura acontece em Corumbá, fortalecendo e democratizando tradições Mín. 16° Máx. 22°





