

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anunciou as cidades parceiras que farão parte do programa Pontos MIS no ano de 2026. Ao total, são 128 cidades e 7 unidades das Fábricas de Cultura contempladas pelo projeto de formação e difusão cultural, que leva a todo o Estado de São Paulo programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.
Confira aqui a lista completa: Adamantina; Americana; Amparo; Anhumas; Aparecida; Araçatuba; Arujá; Bariri; Barretos; Barueri; Bastos; Bilac; Birigui; Bocaina; Boituva; Botucatu; Bragança Paulista; Brotas; Buritama; Caçapava; Cajamar; Campos do Jordão; Cananéia; Caraguatatuba; Colina; Cotia; Cravinhos; Divinolândia; Dois Córregos; Eldorado; Espírito Santo do Pinhal; Francisco Morato; Garça; Guaiçara; Guaíra; Guararema; Guaratinguetá; Guariba; Herculândia; Hortolândia; Iguape; Ilha Solteira; Ilhabela; Indaiatuba; Iracemápolis; Itanhaém; Itapetininga; Itatiba; Itu; Jaboticabal; Jahu; Jales; Jardinópolis; Joanópolis; Jundiaí; Juquiá; Lavrinhas; Leme; Lençóis Paulista; Limeira; Lins; Lorena; Marília; Miracatu; Mirandópolis; Mococa; Mogi Guaçu; Mogi Mirim; Mongaguá; Monte Alegre do Sul; Olímpia; Osvaldo Cruz; Ouroeste; Paraibuna; Pardinho; Pederneiras; Pereira Barreto; Peruíbe; Pindamonhangaba; Pinhalzinho; Piquete; Piracicaba; Pirapozinho; Pirassununga; Planalto; Porto Feliz; Porto Ferreira; Ribeirão Corrente; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rifaina; Rio Claro; Rio Grande da Serra; Santa Cruz do Rio Pardo; Santa Fé do Sul; Santa Gertrudes; Santa Isabel; Santa Rita do Passa Quatro; Santa Rosa de Viterbo; Santo André; Paranapiacaba (Santo André); Santo Antônio de Posse; Santos; São Bento do Sapucaí; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São João da Boa Vista; São José do Rio Pardo; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo (Fábricas de Cultura); São Roque; São Sebastião; São Simão; Serra Negra; Sertãozinho; Sorocaba; Suzano; Taciba; Tambaú; Tatuí; Taubaté; Turiúba; Ubatuba; Vargem Grande do Sul; Várzea Paulista; Vera Cruz; Votuporanga; Fábrica de Cultura Parque Belém; Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes; Fábrica de Cultura Vila Curuçá; Fábrica de Cultura Itaim Paulista; Fábrica de Cultura Santos; Fábrica de Cultura Sapopemba; Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo.
O programa estabelece os seguintes eixos de trabalho:
Exibição de filmes
Sessões presenciais
Mensalmente, o Pontos MIS disponibiliza um catálogo de filmes para as cidades parceiras selecionarem e programarem a exibição em seus respectivos espaços culturais.
Exposições Pontos MIS
Itinerância
O projeto de itinerância Exposição Pontos MIS ocupa espaços culturais das cidades parceiras com diversas mostras fotográficas do acervo do MIS.
Formação
Oficinas
O programa disponibiliza oficinas e palestras gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural para o público. As oficinas acontecem presencialmente nas cidades parceiras.
Orientação e desenvolvimento de curtas
Seleção e acompanhamento de projeto de curta-metragem, em diferentes etapas de sua realização, com o objetivo de colaborar com roteiristas, diretores e produtores residentes do Estado de São Paulo, para aprimorarem seus projetos, dialogando sobre as dúvidas e dificuldades que possam existir em cada fase. Uma equipe de profissionais do programa Pontos MIS orienta e faz sugestões de desenvolvimento dos projetos aos participantes, de forma gratuita e virtual.
Residência Pontos MIS
A Residência Pontos MIS é uma oportunidade de aprimoramento no campo audiovisual, oferecendo uma imersão de uma semana no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, em que os selecionados têm a oportunidade de participar de aulas, palestras com renomados profissionais do cinema e experiências práticas enriquecedoras. O programa anual começa com a divulgação de uma Convocatória no site do MIS, por meio da qual são selecionados os melhores curtas-metragens produzidos por talentos de todo o estado de São Paulo (exceto capital), resultantes das oficinas audiovisuais oferecidas pelo programa Pontos MIS.
Cada candidato é convidado a apresentar um filme que tenha realizado, com duração máxima de 20 minutos. Uma comissão formada por integrantes do MIS seleciona 12 trabalhos. Os diretores desses filmes são convidados a participar dessa imersão, para a qual o MIS oferece transporte e hospedagem, assim como uma ajuda de custo para demais despesas.
Relação com municípios
Para assegurar a boa comunicação conquistada durante anos com os gestores municipais de cultura, mensalmente o Pontos MIS envia uma newsletter com o intuito de divulgar a programação e incentivar reflexões e debates junto aos parceiros. Também são realizados Encontros e formação para os gestores culturais Pontos MIS, para alinhamento e aprimoramento das atividades e uma melhor comunicação com os representantes dos municípios.
Parauapebas - PA Cerca de 49 mil alunos iniciam o ano letivo em Parauapebas nesta quinta-feira, 22
Governo Governo realiza entrega de óculos do Programa Cuidar dos Olhos em Alto Parnaíba
Cidades Matrículas on-line para novos alunos da Rede Municipal de Ensino vão até sexta, 23
Acre Idaf reforça importância do selo de inspeção na comercialização de ovos no Acre
São Paulo Criador do Pisa afirma que SP mudou paradigma de educação digital
São Paulo Sabesp inicia obra para interligar Billings e Sistema Alto Tietê e aumentar oferta de água para a Grande SP
Cidades Prefeitura promove encontro inter-religioso em defesa da liberdade de crença
Cidades Edital do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva será organizado e conduzido por Comissão instituída
Relações Inter... SC Day in Bern projeta Santa Catarina na Suíça e ativa acordo de parcerias firmado no Brasil Mín. 16° Máx. 22°





