

O Governo do Paraná amplia as ações voltadas à inclusão social e à promoção da acessibilidade por meio da plataforma Paraná Acessível . A iniciativa do Governo do Estado, lançada em 2025, é inédita no Brasil e se apresenta como uma oportunidade estratégica para empresários paranaenses divulgarem seus negócios e ampliarem o alcance junto ao público com deficiência (PcD).
Gratuita e aberta ao setor privado, a plataforma, implementada pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), permite o cadastramento de estabelecimentos comerciais de diversos segmentos que oferecem condições adequadas de acessibilidade.
Nesta quarta-feira (21), o secretário Rogério Carboni apresentou a plataforma para membros da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), durante encontro que contou com a participação do prefeito Silvio Barros. “Ao integrar o sistema, o empresário passa a dar visibilidade ao seu compromisso com a inclusão, além de se aproximar de um público que historicamente enfrenta barreiras para acessar produtos e serviços”, explicou.
O Paraná Acessível reúne informações sobre espaços públicos e privados acessíveis e conta atualmente com mais de 526 mil pessoas com deficiência já cadastradas, número superior ao registrado no Cadastro Único (CadÚnico), que soma cerca de 429 mil PcDs no Estado. Essa base de dados fortalece o planejamento de políticas públicas e amplia as conexões entre consumidores e estabelecimentos preparados para atendê-los.
Para o setor produtivo, a adesão à plataforma representa uma vantagem competitiva. “Além do destaque institucional no portal oficial do Governo do Paraná, referência no tema, o empresário passa a integrar um ambiente que fomenta o consumo consciente, o turismo acessível e o desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade social”, completou o secretário do Desenvolvimento Social e Família.
CONSULTAR E AVALIAR LOCAIS– Já pessoas com deficiência podem consultar os locais cadastrados e avaliar a acessibilidade dos estabelecimentos. As avaliações são encaminhadas diretamente aos empreendedores, permitindo ajustes e melhorias contínuas no atendimento.
Outro diferencial é o feedback direto do público PcD, que contribui para o aprimoramento dos serviços e fortalece a relação entre empresa e cliente. “Ao oferecer um espaço de escuta qualificada, o Paraná Acessível transforma a inclusão em uma ferramenta concreta de crescimento e inovação nos negócios”, enfatiza Carboni.
“A plataforma Paraná Acessível é uma ferramenta simplesmente fantástica, porque além de explorarmos toda a questão de tecnologia, ela também oportuniza o mapeamento das pessoas com deficiência, se tornando muito importante para que possamos lutar pelas políticas públicas mais assertivas”, afirmou Marcos Aurélio da Silva, secretário da Pessoa com Deficiência (Seped) de Maringá.
CADASTRAMENTO– Os empresários interessados podem realizar o cadastro de forma simples e gratuita pelo site www.pracessivel.pr.gov.br . Após o login, basta acessar a opção “Cadastro de estabelecimento” e preencher o formulário com as informações relacionadas à acessibilidade do local.
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de limpeza em 12 pontos da capital nesta semana
Governo Funac promove partida de futebol com socioeducandos
Legislativo - MT Fabinho Tardin reforça urgência na construção de passarelas na Avenida da FEB após mais uma morte de pedestre
Legislativo - MT Articulação de Guarnieri e parlamentares fortalece diálogo por aumento da RGA
Legislativo - MT Mesmo com falhas na prestação de serviços, governo federal caminha para renovar concessão da Energisa em MT
Legislativo - MT Deputado Dilmar Dal Bosco articula a regularização junto ao governo do estado e entrega títulos
Sanepar Medidas simples evitam consumo excessivo de água com piscinas plásticas
Bahia Governo do Estado entrega equipamentos de saúde, autoriza obras e reforça ações no campo em Itapitanga
Geral “Oportunidade de ouro”: Programa estadual de revitalização da cotonicultura distribui sementes a municípios cearenses Mín. 16° Máx. 22°





