

O setor de papelarias de Araçatuba apresenta um ritmo de crescimento e fortalecimento, impulsionado pelo retorno às aulas no início de fevereiro e pela expansão do comércio local. No último ano, em 2025, cinco novas papelarias foram abertas no município, elevando para 61 o número total de empresas atuando no segmento.
O desempenho reflete a capacidade do comércio araçatubense em responder à demanda gerada por um universo de 44 mil estudantes. O levantamento foi realizado pela Plataforma Observatório Econômico da Prefeitura de Araçatuba, com base em dados da Receita Federal.
PEQUENOS NEGÓCIOS
Atualmente, 58 empresas atuam no comércio varejista de artigos de papelaria, enquanto três são especializadas no comércio atacadista de artigos de escritório e papelaria. A estrutura empresarial do setor é predominantemente formada por pequenos negócios: 56 empresas são Microempresas (ME), ou 91,8% do total; três são Empresas de Pequeno Porte (EPP) e duas das demais estruturas.
A distribuição territorial das papelarias também revela a capilaridade do setor, que garante acesso aos consumidores em diferentes pontos da cidade. O Centro concentra 10 estabelecimentos, seguido pelos bairros Jardim Paulista, com quatro, pelo Guanabara, São João, São Vicente, Umuarama e Vila Industrial com três cada.
CICLO DE PROSPERIDADE
Para o prefeito Lucas Zanatta, os dados apontam para a importância do setor da educação para o comércio. “Araçatuba tem vocação para o crescimento. Nesse caso da educação, com a volta às aulas, movimenta o comércio de materiais escolares entre outros setores. Araçatuba já está entrando em um ciclo de prosperidade e o segmento de papelaria faz parte disso”, analisou.
NOVOS NEGÓCIOS
Os dados do Observatório Econômico da Prefeitura de Araçatuba indicam que a demanda gerada pelo sistema educacional tem sido um fator relevante para a abertura de novos negócios. Segundo o Censo Escolar de 2024, o município contava com 44.003 alunos, sendo 39.111 no ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio), 2.662 na educação profissional e 2.738 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A rede municipal concentra 16.377 estudantes (37,2%), seguida pela rede estadual, com 13.897 alunos (31,6%), e pela rede privada, com 13.729 (31,2%). A distribuição por sexo é equilibrada: 49,9% das matrículas são do sexo masculino e 50,1% do feminino.
Cabe destacar que esses números não incluem os estudantes do ensino superior, que também representam um público relevante para o setor de papelarias, especialmente na aquisição de materiais de escritório e itens voltados à rotina acadêmica.
INTELIGÊNCIA ECONÔMICA
Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura de Araçatuba lançou a plataforma Observatório Econômico – Indicadores para o Desenvolvimento Local, uma ferramenta tecnológica que permite a coleta, mineração, análise e visualização de dados econômicos municipais em tempo real.
A plataforma apoia empresários, entidades e o poder público na identificação de oportunidades, no monitoramento da dinâmica econômica e na tomada de decisões estratégicas, fortalecendo o ambiente de negócios e estimulando o crescimento sustentável dos setores produtivos.
O Observatório Econômico consolida-se, assim, como um instrumento essencial para compreender o comportamento do mercado, antecipar tendências e apoiar o planejamento econômico de Araçatuba e região.