

O Piauí reafirmou, em 2025, seu protagonismo na educação profissional com a formatura de 35.322 estudantes do ensino médio integrado à educação profissional e técnica (EPT) na rede estadual, resultado de uma estratégia educacional que articula formação acadêmica, qualificação técnica e desenvolvimento territorial.
A política de educação profissional integrada ao ensino médio tem projetado o Piauí no cenário nacional. O estado é 1º lugar do Brasil em percentual de matrículas do ensino profissional e técnico integrado ao ensino médio, segundo o Censo Escolar. Os impactos dessa política já se refletem diretamente na inserção dos jovens no mundo do trabalho.
Transição para o mercado de trabalho
Atualmente, a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) oferece 47 cursos técnicos alinhados às demandas do mercado, com foco em áreas, como tecnologia e inovação, agronegócio, turismo, saúde, audiovisual e empreendedorismo. A oferta é estruturada a partir das vocações econômicas de cada território, promovendo desenvolvimento regional e ampliando as oportunidades para os jovens.
O secretário da Educação, Rodrigo Torres, destacou o papel transformador da educação profissional. “Estamos fechando um ciclo que coloca nossos jovens no mercado já capacitados pela rede estadual, aptos a inovar e contribuir com o desenvolvimento pleno do Piauí”, afirmou o gestor.
Esse cenário estadual ganha forma nas escolas da rede, a exemplo do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pacífico de Moura Neto, em Teresina, onde 395 jovens concluíram cursos técnicos integrados ao ensino médio, marcando a transição para o mercado de trabalho.

A cerimônia de formatura reuniu famílias, professores, gestores e autoridades em um ambiente marcado pela emoção e pelo orgulho de cada trajetória construída.
Para a formanda Auzenira Kelly Pereira, do curso de Energias Renováveis, a experiência foi transformadora. “A Seduc nos proporcionou vivências que nunca imaginamos, como aulas de campo e projetos sociais. Foi um prazer imenso fazer parte dessa jornada”, compartilhou a estudante.

Já Thallysson Eduardo Sales Evangelista, formado no curso técnico em Informática, destacou como a política educacional abriu caminhos além da sala de aula. Integrante da equipe que desenvolveu o jogo digital Delta RPG, ele conquistou um intercâmbio educacional nos Estados Unidos pelo Programa Do Piauí para o Mundo.
“Além dos conhecimentos técnicos, a escola me deu base para participar de programas como o Do Piauí para o Mundo, que me levou para um intercâmbio nos Estados Unidos. A formatura representa o fechamento de um ciclo de muito aprendizado e preparo para os próximos desafios”, ressaltou o estudante.

A formatura reuniu estudantes dos cursos técnicos de Análises Clínicas, Edificações, Enfermagem, Manutenção Automotiva, Informática, Segurança do Trabalho, Metrologia, Energias Renováveis e Produção de Moda, evidenciando a diversidade da oferta de ensino e o alinhamento com as vocações dos territórios.
A educação profissional integrada ao ensino médio no Piauí segue como uma política de Estado que impulsiona o desenvolvimento regional e projeta o Piauí como referência nacional na área.

Educação Paraná leva programa Parceiro da Escola para evento de políticas públicas na Europa
Ensino Superior Pesquisa da Unicentro mapeia mamíferos silvestres em Unidades de Conservação
Educação CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional Mín. 16° Máx. 23°





