

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com Instituto Federal do Acre (Ifac), capacitou 921 mulheres em Rio Branco e em seis municípios do interior do estado em 2025 pelo programa Mulheres Mil. A iniciativa, criada pelo governo federal, é executada no Acre pelo Ifac.
O programa ofertou cursos profissionalizantes para promover o empreendedorismo feminino e a independência financeira.

No início de 2026, serão oferecidas 120 vagas na capital acreana nas áreas de microempreendedora e assistente administrativo. As inscrições podem ser realizadas a partir de 26 de janeiro até 6 de fevereiro. Veja aqui os locais e como se inscrever .
Para vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, o Mulheres Mil proporciona novas oportunidades às alunas. “Nossa parceria com o Ifac acolhe e também capacita as mulheres. Sabemos o quanto a qualificação profissional permite que as alunas tenham independência financeira. É assim que vem o fortalecimento para que muitas delas saiam de situações de violência, sejam inseridas no mercado de trabalho e abram o próprio negócio”, destaca.

Em 2025, foram ofertadas 360 vagas para cursos de microempreendedora individual, cuidadora de idosos e cuidadora Infantil em Rio Branco, informou a pró-reitora de Extensão do Ifac, Luana Oliveira de Melo. Ela destacou ainda que no mesmo ano, foram atendidas 521 mulheres com os cursos em Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Feijó.
A SEASDH faz as inscrições, escolhe os cursos junto com o Ifac, faz seleção das alunas, verifica os bairros com maior índice de vulnerabilidade e realiza apoio logístico, tanto na capital quanto no interior, por meio de um termo de cooperação técnica do instituto com o gabinete da vice-governadora do Acre.

A parceria do governo do Acre, por meio da SEASDH, com o Ifac e as prefeituras dos municípios, vai levar novamente, neste ano, cursos profissionalizantes para o interior. Para Cruzeiro do Sul, serão ofertadas 57 vagas para assistente escolar e frentista.
Já em Sena Madureira, são 60 vagas para cuidadora infantil e operadora de caixa. Em Tarauacá, 60 vagas para os cursos de operadora de caixa e operadora de computador. Outro município beneficiado é Xapuri, com 60 vagas para os cursos de assistente escolar e operadora de computador.
Para fazer a inscrição, as interessadas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município, entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro, com os seguintes documentos:
The post Em parceria com Ifac, governo do Acre capacitou 921 alunas pelo programa Mulheres Mil em 2025 appeared first on Noticias do Acre .
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem com pistola com numeração raspada e crack, em Rio Brilhante
São Paulo Polícia Civil prende 3 suspeitos de sequestro após investigação em Cidade Tiradentes
Legislativo - MT Diego afirma que aprovação do TCU para duplicar a BR-163 é conquista do mandato para MT
Bahia Embasa firma primeiros contratos com o BNDES para obras do Novo PAC
Dourados - MS Prefeitura distribui mais 5 toneladas de alimentos no PAA Indígena e chega a 15 toneladas em 2026
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado definitivo da seleção de diretores das escolas indígenas e quilombolas da rede estadual
Infraestrutura Cemig destaca os principais cuidados com a rede elétrica durante ensaios e desfiles de blocos de Carnaval
Verão Maior Paraná Polícia Penal renova efetivo e dá continuidade às ações no Verão Maior Paraná
Verão Maior Paraná Litoral terá fim de semana com chuvisco e temperaturas amenas, segundo o Simepar Mín. 16° Máx. 23°





