

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comemora o balanço extremamente positivo do primeiro mês de funcionamento do Centro Médico Infantil (CMI), que superou a expectativa e já se consolida como um dos principais reforços da rede municipal de saúde para o público pediátrico. Entre os dias 19 de dezembro e 19 de janeiro, a unidade realizou 3.733 atendimentos médicos e 498 atendimentos odontológicos.
A previsão inicial era de cerca de 800 atendimentos por mês, mas o volume alcançado ficou quase cinco vezes acima do previsto. A faixa etária com maior número de atendimentos médicos foi a de crianças de 0 a 2 anos, reforçando o papel estratégico do CMI no cuidado com a primeira infância.
Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, os números confirmam a importância do investimento e o acerto da estratégia adotada pelo município.
“O Centro Médico Infantil é um projeto que começou ainda em 2023, quando estávamos à frente da intervenção na saúde de Cuiabá, e ver hoje essa unidade funcionando, atendendo milhares de crianças e superando todas as expectativas, é a prova de que planejamento e compromisso com a população dão resultado. Esse desempenho mostra que estávamos certos em apostar em uma estrutura exclusiva para o atendimento pediátrico e mais humanizado”, destacou a secretária.
Entregue oficialmente à população no dia 18 de dezembro e aberto ao público no dia seguinte, o Centro Médico Infantil passou a organizar os fluxos de atendimento às crianças, ampliando a resolutividade dos serviços e contribuindo diretamente para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais portas de urgência e emergência do município.
Para garantir o funcionamento da unidade e da rede de apoio, foram mobilizados cerca de 450 profissionais, entre médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontopediatras, psicólogos, assistentes sociais, recepcionistas, vigilantes, farmacêuticos e atendentes de farmácia.
Deste total, 35 médicos pediatras reforçam diretamente a rede municipal, somando-se aos 45 profissionais que já atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), equipes multiprofissionais, setores de regulação e UTIs Pediátricas.
Localizado em área anexa ao antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Avenida General Valle, o CMI recebeu investimento de R$ 11,8 milhões. As obras foram retomadas em janeiro de 2025, dentro do processo de reestruturação da saúde pública municipal.
O Centro Médico Infantil dispõe de 28 leitos, seis consultórios médicos, duas salas de triagem, salas vermelha, amarela e verde, além de sala de curativo, sala de inalação, exames laboratoriais, sala de procedimentos invasivos, isolamento, farmácia, Núcleo Interno de Regulação, consultório odontológico, setor administrativo e demais espaços de apoio.
Um dos principais diferenciais da unidade é o atendimento odontológico pediátrico 24 horas, com consultório preparado para urgências e emergências, além de assistência especializada para crianças com necessidades especiais. O pronto atendimento foi projetado com ambientação lúdica e acolhedora, proporcionando mais conforto às crianças e tranquilidade aos acompanhantes.
Com estrutura moderna, equipe ampliada e integração com os demais pontos da rede municipal, o Centro Médico Infantil se consolida como um avanço estratégico na política de saúde pediátrica de Cuiabá, garantindo mais organização, eficiência e cuidado humanizado às crianças cuiabanas.
Saúde Ginecologia moderna amplia cuidado contínuo durante a vida
Piauí Central de Diagnóstico de Parnaíba completa um ano com mais de 30 mil exames realizados
Saúde UBSs realizam Dia D de vacinação contra sarampo neste sábado em SP
Piauí Sesapi alerta sobre site falso que divulga prorrogação indevida de inscrições do concurso do órgão
Mato Grosso do Sul Estoques de sangue do Hemosul do Hospital Regional estão baixos e doadores são convocados
Amazonas Fuham firma parceria com ONG para fortalecimento da produção de calçados terapêuticos Mín. 16° Máx. 23°





