

Como opção de lazer cultural no período de férias, o Junta Festival – Dança e Contemporaneidade realiza, até sábado (24), a segunda etapa da 11ª edição, marcando um momento histórico ao ser realizado, pela primeira vez, fora de Teresina. A programação iniciou nessa quarta-feira (21) e será realizada em Parnaíba, no litoral do Piauí, e integra oficialmente o calendário cultural de férias da cidade. Todos os espetáculos são gratuitos e abertos ao público.
Com o objetivo de ampliar o acesso às artes e oferecer novas experiências culturais para moradores e visitantes, o festival ocupa espaços culturais históricos, como o Teatro Saraiva e o Sesc Parnaíba, fortalecendo a relação entre patrimônio, arte e formação de público.

Para o secretário da Cultura, a realização do evento em Parnaíba reforça a política de descentralização cultural no Piauí. “Levar um festival consolidado como o Junta para o litoral é uma forma de democratizar o acesso à cultura, fortalecer a economia criativa e valorizar os artistas nordestinos. A dança contemporânea também é um importante instrumento de reflexão, identidade e diálogo com a sociedade”, destaca o gestor.
Segundo Datán Izaká, co-diretor e curador do festival, a edição no litoral representa a maturidade de mais de uma década de trajetória do Junta. “A partir da dança, promovemos provocação, reflexão e diálogo, construindo novos conhecimentos e possibilidades. É uma valorização e troca da dança nordestina”, afirma o professor.

Referência na difusão da dança contemporânea no estado, o Junta tem desempenhado papel fundamental na ampliação do acesso a essa linguagem artística por meio de uma programação gratuita, diversa e descentralizada.
A programação reúne os espetáculos Vazante (PI), Brasileirinhas (PI) e Couraça (MA), além de obras desenvolvidas por artistas nordestinos na Incubadora Petrobras, criadas e produzidas durante a edição do festival realizada em Teresina.

A etapa Parnaíba conta com patrocínio da Petrobras e do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-PI), e apoio do Sesc, parcerias que viabilizam a realização e circulação da programação no litoral piauiense.
Para Janaína Lobo, co-diretora e curadora, a edição representa um marco para o festival. “É a primeira vez que o JUNTA acontece em outra cidade, e estamos muito felizes em difundir a dança nordestina em Parnaíba, um território de grande efervescência cultural”, ressalta a diretora.

Programação:
Quinta-feira (22)
Oficina Iluminação Cênica – 15H
Local: Sesc Caixeiral/Parnaíba
Entre o Ventre e o Samba – 18H30
Local: Sesc Avenida/Parnaíba
Vazante – 20H
Local: Teatro Saraiva
Sexta-feira (23)
Oficina Produção Cultural – 15H
Local: Sesc Caixeiral/Parnaíba
O Quintal da Minha Rua – 18H30
Local: Sesc Avenida/ Parnaíba
Ordinária – 20H
Local: Sesc Avenida/ Parnaíba
Sábado (24)
Oficina Produção Cultural – 15H
Local: Sesc Caixeiral/Parnaíba
Couraça (MA) – 15H
Local: Porto das Barcas
Brasileirinhas: Só Homens CIA de Teatro – 20H
Local: Teatro Saraiva
Amazonas Carnaval na Floresta: Escolha da Corte marca abertura oficial do Carnaval de Manaus
Marabá - PA FCCM: Casa da Cultura, Praça da Juventude e Centro Cultural abrem inscrições para cursos de música, teatro e esportes
Piauí Governo do Piauí inaugura Monumento Lagoa do Jacaré em Piracuruca nesta quinta-feira (22)
Mato Grosso do Sul Moradores da Tia Eva se emocionam e comemoram início das obras de restauração na comunidade
Tocantins Festejo de São Sebastião integra o Calendário Cultural do Tocantins e fortalece tradições nos municípios do estado
São Sebastião - SP Nota Oficial de Adiamento – Espetáculo ‘Sem Moderação’, com Rodrigo Capella
Cultura Prefeitura de Piraí do Sul oferece segundo curso profissionalizante à comunidade pelo Sistema SENAR-FAEP
Amazonas Cultura Viva: Inscrições para a 1ª Teia Amazonas começam nesta quinta-feira
Amazonas Carnaval na Floresta: Escolas do Grupo Especial assinam regulamento e definem regras do Carnaval 2026 Mín. 16° Máx. 23°





