

A ligação aérea direta entre a região de Curitiba e Lisboa, anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e executivos da TAP em 2025, começa a operar em poucos meses. A rota regular, com início em 2 de julho de 2026, terá três voos semanais saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena com destino à capital portuguesa. A venda de passagens está liberada e a compra deve ser feita no site da TAP Air Portugal , companhia aérea responsável pela nova conexão.
A operação marca a primeira rota aérea regular que conecta o Paraná diretamente à Europa. A ligação aérea tem potencial de facilitar deslocamentos de turistas e viajantes a negócios, além de ampliar a visibilidade do Estado no mercado europeu. Os voos diretos entre Curitiba e Lisboa serão mais mais baratos e três horas mais rápidos do que os que fazem escala em Guarulhos, em São Paulo. Há passagens à venda a partir de R$ 2,5 mil.
A linha utilizará aeronaves Airbus A330-200, que possuem capacidade para 269 passageiros, seguindo o trajeto direto de Lisboa à Curitiba, com uma parada técnica no Rio de Janeiro no retorno à Capital Portuguesa. As partidas do Paraná serão às terças, quintas e domingos.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL– Para a consolidar a nova rota e fortalecer a promoção do Paraná no Exterior, foi firmado um protocolo de cooperação entre o Governo do Paraná – por meio do Viaje Paraná e Invest Paraná –, o Aeroporto Internacional Afonso Pena e a própria TAP Air Portugal com o objetivo de apoiar a divulgação da nova rota e promover o Paraná como destino turístico e de investimentos na Europa.
A estratégia de promoção internacional prevê participação do Estado em eventos do setor, como a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur Madri), a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL Lisboa) e a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB Berlin). Também serão feitas campanhas de comunicação e intercâmbio com influenciadores dos dois países, tudo isso com a meta de ampliar o fluxo de visitantes e consolidar o Paraná como destino de turismo e negócios.
RECORDE – O turismo internacional está crescendo no Estado. Em 2025, o Paraná registrou o maior número de turistas internacionais da história: 1.064.416 pessoas. Os dados foram divulgados pela Embratur e Ministério do Turismo, com dados da Polícia Federal. O número é 5,4% superior ao maior registro até então, em 2019 (1.006.752), e 16,6% maior que os 912.255 turistas de 2024.
Os números ajudaram o Brasil a bater recorde de turistas estrangeiros em 2025, com 9.287.196. O Paraná ficou na 4ª posição como portão de entrada do País, representando 11,46%. São Paulo liderou o ranking, com 2.753.869 visitantes internacionais, seguido pelo Rio de Janeiro, com 2.196.443, e pelo Rio Grande do Sul, que recebeu 1.535.806 turistas ao longo do ano.
A ampliação da conectividade também acompanha investimentos e projetos de infraestrutura aeroportuária. Entre eles está a iniciativa de construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, prevista para conclusão até o fim de 2026, com objetivo de ampliar a capacidade operacional e viabilizar novas rotas. Em Foz do Iguaçu, a pista ampliada já homologada passou a ter 2.700 metros, tornando-se a maior da região Sul do País.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





