

Na manhã desta sexta-feira, 23, as ruas do núcleo Cidade Nova ganharam um colorido especial com a passeata de encerramento do projeto “Cuidar da Mente”. Organizada pelo Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar) em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a caminhada mobilizou idosos, servidores e voluntários em um percurso pela Avenida Minas Gerais para conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde mental.
A iniciativa faz parte da campanha Janeiro Branco e chega ao seu segundo ano consecutivo com foco no fortalecimento da rede de proteção. Atualmente, o Cipiar acolhe 22 idosos, dos quais 15 são cadeirantes, e muitos recebem acompanhamento especializado através do Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament).


“Nosso projeto trabalha nesse direcionamento de cuidar da saúde mental, não só dos nossos idosos, mas também dos nossos servidores”, explica Helane Moreira, coordenadora do Cipiar e presidente do CMDPI.
Segundo ela, a rede de proteção tem se fortalecido para ir além do cuidado físico, com apoio da Secretaria de Saúde e da Seaspac, pois o cuidado mental é prioritário, especialmente para quem faz acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Antes de ganhar as ruas, a programação dedicou quatro dias exclusivamente aos profissionais que atuam no acolhimento. Entre segunda e quinta-feira, palestras e atividades foram realizadas no “Espaço Acolher” para os servidores dos quatro plantões da unidade.
A assistente social do Cipiar, Ariana Lima, destaca que o tema começou a ser trabalhado internamente.


“Trabalhamos com os servidores dentro do espaço com palestras sobre saúde mental. Hoje, para finalizar, realizamos a passeata passando por pontos simbólicos, como o Colégio Adventista, onde fomos recebidos por um coral e soltamos balões”, relata a profissional.
Para Luciana Nunes, cuidadora da instituição, o momento é de autorreflexão.


“Estar bem é também estar bem com a nossa cabeça. É um mês especial para buscarmos informação e garantir uma boa atuação profissional e pessoal”, afirma.
O evento contou com a participação estratégica de diversos órgãos da Prefeitura de Marabá como a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).









Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos
The post Cipiar: Caminhada encerra semana dedicada à saúde mental de idosos e servidores em Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá .
São Paulo Região Metropolitana de São Paulo tem 6,2 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Franca tem 145 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de São José dos Campos tem 757 vagas de emprego disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Marília tem 226 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
Tocantins Governo do Tocantins disponibiliza Avaliação Periódica de Desempenho 2025 aos servidores do Executivo
Mato Grosso do Sul Lei do Processo Administrativo entra em vigor em MS e redefine regras no serviço público
São Paulo Região de Sorocaba tem 1,6 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Campinas tem 4 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de São José do Rio Preto tem 270 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas Mín. 19° Máx. 29°





