

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (23) um Mutirão de Saúde no município de Codó e região, garantindo atendimento especializado a cerca de 1.800 pessoas e ampliando o acesso da população a serviços essenciais no interior do estado. A ação ocorreu no Centro Educa Mais René Bayma, das 8h às 17h.
Integrando os programas Cuidar dos Olhos e Cirurgias – Aqui a Fila Anda, o mutirão assegurou consultas oftalmológicas com prescrição e escolha de óculos de grau gratuitos, atendimento odontológico — incluindo extração, limpeza, aplicação de flúor e restauração — além de orientações em saúde bucal e entrega de kits de higiene. Também foram realizados atendimentos voltados ao tratamento de varizes.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a descentralização da assistência em saúde. “Temos a missão de recuidar das pessoas, com presença concreta do Estado nos municípios. Este mutirão amplia o acesso ao atendimento especializado, reduz filas e devolve dignidade a quem aguardava por cuidado. Nosso compromisso é assegurar um atendimento rápido, humanizado e resolutivo”, afirmou.
Para os assistidos com confecção de prótese dentária, a entrega ocorrerá em até 45 dias, com local e horário a serem confirmados. Já os pacientes atendidos para tratamento de varizes passarão por consulta de retorno no dia 7 de fevereiro.
O aposentado Raimundo Nonato Alves, de 66 anos, aproveitou a ação para realizar consulta odontológica e garantir a confecção de sua prótese dentária. “É uma coisa que eu não podia fazer, porque o custo seria muito alto. Essa ação veio para ajudar quem mais precisa”, afirmou.
A trabalhadora rural aposentada Maria do Socorro Alves, de 49 anos, também foi beneficiada com atendimentos oftalmológico e odontológico. “Fui muito bem atendida, a ação foi bem organizada. O trabalho é excelente”, avaliou.
Os beneficiados foram pessoas que tiveram as vagas confirmadas previamente. Ao chegar ao local, passaram por nova triagem, mediante apresentação de documento oficial com foto, sendo encaminhadas ao serviço correspondente.
A vendedora ambulante de açaí Josy da Silva, de 48 anos, recebeu atendimento oftalmológico e vascular. “Fui muito bem atendida desde a consulta de vista até o procedimento de varizes. Como trabalho muito tempo em pé, comecei a sentir cansaço nas pernas e preferi prevenir logo”, relatou.
O mutirão contemplou moradores de Codó e dos povoados Km 17, Santa Rita do Moisés, Matinha e Caldeirão. A ação reforça a estratégia de descentralização dos serviços de saúde e o fortalecimento da atenção especializada no interior do Maranhão.
Para o vereador Válber Cabral, a iniciativa demonstra a integração entre o Governo do Estado e os municípios. “Esse modelo de gestão permite que as demandas locais cheguem ao secretariado e se transformem em ações concretas, beneficiando quase duas mil pessoas”, destacou.
Desde sua criação, em 2023, até dezembro de 2025, o programa Cuidar dos Olhos já contabiliza mais de 640 mil atendimentos em todo o Maranhão, incluindo cerca de 320 mil consultas e exames, 54 mil cirurgias e 266 mil óculos entregues. Somente em 2025, foram mais de 307 mil atendimentos e 135 mil óculos distribuídos, consolidando o programa como a maior política pública de saúde ocular do estado.
São Paulo Região Metropolitana de São Paulo tem 6,2 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Franca tem 145 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de São José dos Campos tem 757 vagas de emprego disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Marília tem 226 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
Tocantins Governo do Tocantins disponibiliza Avaliação Periódica de Desempenho 2025 aos servidores do Executivo
Mato Grosso do Sul Lei do Processo Administrativo entra em vigor em MS e redefine regras no serviço público
São Paulo Região de Sorocaba tem 1,6 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Campinas tem 4 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de São José do Rio Preto tem 270 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas Mín. 19° Máx. 29°





