

No próximo domingo (25), o clássico BA x VI, pelo Campeonato Baiano 2026, vai além das quatro linhas. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) estará presente no Estádio Manoel Barradas, a partir das 16h, com a Unidade Móvel da SPM, instalada no estacionamento do estádio, oferecendo serviços de acolhimento, orientação e proteção às mulheres.
Durante toda a competição, o Campeonato Baiano 2026 está marcado pela Campanha Feminicídio Zero, lançada pelo Governo do Estado, por meio da SPM, em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb/TVE), os dez clubes participantes do Baianão, a Federação Baiana de Futebol (FBF), a Defensoria Pública-Geral do Estado e a Polícia Civil da Bahia. A iniciativa utiliza a grande visibilidade do futebol como estratégia para ampliar a conscientização e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
A campanha leva mensagens de alerta e mobilização em diferentes formatos de comunicação, chamando atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e agressão vividas por mulheres, além de divulgar o Disque 180, canal nacional gratuito, que funciona 24 horas por dia, com anonimato garantido, para orientação, acolhimento e registro de denúncias. No Barradão, a Unidade Móvel da SPM oferecerá atendimento psicossocial e jurídico.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, a presença da campanha no Baianão é fundamental para envolver toda a sociedade no enfrentamento à violência. “Precisamos que toda a sociedade vista essa camisa, a do fim da violência contra as mulheres. O futebol tem um papel estratégico para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia, dentro e fora dos estádios. Estamos levando informação, cuidado e garantia de direitos para espaços de grande circulação, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o Feminicídio Zero”, destacou a secretária.
A Delegacia Móvel da Polícia Civil da Bahia também estará presente no estádio, oferecendo atendimento especializado às mulheres, com orientação jurídica, registro de ocorrências e encaminhamentos para a rede de proteção, além da distribuição de materiais informativos sobre direitos e canais de denúncia.
Segundo a delegada Juliana Fontes Barbosa, diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), a Campanha Feminicídio Zero tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção à violência. "A violência contra a mulher não pode ser vista como um problema de casal ou algo que se resolve dentro de casa. É um crime grave e que a Polícia Civil investiga e combate com rigor. Estar presente nos estádios é um lembrete constante de que as forças de segurança estão atentas e atuantes, e que a lei existe para proteger as vítimas. A Polícia Civil está preparada para acolher, investigar e garantir a proteção necessária”, afirmou.
A operação de segurança do clássico também contará com o reforço da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que atuará com 385 policiais militares nas áreas interna e externa do Barradão, no bairro de Canabrava, em Salvador.
Fonte: Ascom/SPM
São Paulo Região Metropolitana de São Paulo tem 6,2 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Franca tem 145 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de São José dos Campos tem 757 vagas de emprego disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Marília tem 226 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
Tocantins Governo do Tocantins disponibiliza Avaliação Periódica de Desempenho 2025 aos servidores do Executivo
Mato Grosso do Sul Lei do Processo Administrativo entra em vigor em MS e redefine regras no serviço público
São Paulo Região de Sorocaba tem 1,6 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de Campinas tem 4 mil vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Região de São José do Rio Preto tem 270 vagas de empregos disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas Mín. 19° Máx. 29°





