

No mês em que São Paulo celebra seu aniversário, a capital reafirma sua diversidade de oportunidades e a economia forte. Responsável por cerca de 30% do PIB do Estado, a cidade vem ampliando seu protagonismo em áreas como sustentabilidade, turismo, cultura e economia criativa, impulsionadas por ações do SP Produz, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
No Polo de Ecoturismo de São Paulo, que abrange as regiões de Parelheiros, Marsilac e Grajaú, o SP Produz contribui para o engajamento comunitário, educação ambiental e fortalecimento da economia local. As atividades oferecidas vão desde trilhas e experiências de educação ambiental até turismo de aventura, como rafting, com opções para crianças a partir de 4 anos.
“A educação ambiental é um dos principais objetivos, especialmente para conscientizar sobre o descarte correto de resíduos. Realizamos diversos mutirões de limpeza em parceria com cooperativas e instituições de reciclagem. Toda a comunidade participa e é beneficiada”, afirma Roberto Carlos da Silva, representante da Associação das Micro-Pousadas, Turismo, Eventos, Comércio e Indústria do Polo de Ecoturismo de São Paulo.
O apoio do SP Produz trouxe mais capacitação em hospitalidade, além do desenvolvimento de roteiros e rotas turísticas e a criação de marketplaces de produtos turísticos, por meio de site e redes sociais do Polo.
Somente em 2025, o polo recebeu mais de 1 milhão de turistas, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos. O desempenho reforça o protagonismo de São Paulo no turismo nacional.
Além do ecoturismo, o SP Produz também alavanca a Cadeia Produtiva Local de Livros e Editoras da capital, que desempenha papel estratégico na formação de leitores, no desenvolvimento educacional e na geração de empregos.
A atuação da CPL estimula práticas mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva, com incentivo ao uso responsável de papel, à otimização de processos, à redução de resíduos e ao fortalecimento de modelos de produção e distribuição com menor impacto ambiental.
O reconhecimento da CPL no programa SP Produz contribuiu para a organização e o fortalecimento do setor editorial paulistano, viabilizando iniciativas coletivas como compras conjuntas com fornecedores a até mesmo a realização de eventos literários por São Paulo.
Atualmente, as entidades que compõem a cadeia empregam cerca de 1 mil pessoas de forma direta, 500 de forma indireta e geram aproximadamente 100 postos temporários durante grandes eventos, como A Feira do Livro, consolidada como um dos principais encontros literários da capital paulista.
Lançado em 2024, o SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais do estado, estimulando e promovendo o desenvolvimento econômico regional. Desde seu lançamento em 2024, R$ 65 milhões foram disponibilizados para projetos em todo o estado.
O programa já atua na ampliação do número de CPLs na capital, com novas frentes de mapeamento e diálogo com diferentes setores. A cadeia da moda, por exemplo, que tem forte presença na cidade e potencial para integração com soluções voltadas à sustentabilidade e ao reaproveitamento de resíduos têxteis, ampliando o impacto econômico e ambiental das ações do programa.
“O fortalecimento da CPL eleva a economia da capital, as coisas são diretamente proporcionais. Quando as cadeias produtivas são reconhecidas a partir das vocações da cidade e a gente fomenta a inovação, o desenvolvimento e a pesquisa, isso faz com que São Paulo ganhe mais competitividade, gere mais emprego, mais renda e fortaleça a economia como um todo”, explicou a subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, Júlia da Motta.
São Paulo Seis estações da CPTM recebem ações com vagas de estágio e aprendizagem
São Paulo IPVA 2026: perdi o calendário de pagamento de janeiro; vou pagar multa?
São Paulo Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2026 têm início em março com escolas estaduais e Etecs
Mato Grosso do Sul Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão
Cidades Semob apresenta balanço de 2025 com avanços na fluidez do trânsito e ampliação do transporte rural
São Sebastião - SP Prefeitura desmobiliza Gabinete de Crise após redução das chuvas, mas São Sebastião continua em estado de atenção
Cidades Prefeitura de Vitória da Conquista celebra sucesso do “PM no Pôr do Sol” com grande público no Cristo de Mário Cravo
Verão Maior Paraná Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos
São Paulo Estações da CPTM recebem campanha de reforço de vacinação contra o sarampo nesta semana Mín. 19° Máx. 29°





