


Equipe do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária
Neste domingo (25), data em que se celebra o Dia Mundial e o Dia Nacional de Prevenção à Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma mobilização estratégica na Feira do Bairro Brasil. Por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, a equipe de saúde orientou a população sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
A ação faz parte do Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate da doença. O objetivo central é dar visibilidade a uma doença que, embora antiga, continua presente e exige atenção constante do poder público e da comunidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Gomes,, a principal barreira ainda é a desinformação. “O Janeiro Roxo serve para falarmos abertamente sobre o diagnóstico precoce e combater o estigma que historicamente acompanha a hanseníase. É uma doença que tem cura e o tratamento é gratuito”, afirmou Amanda .

Amanda Maria e equipe
A coordenadora reforça que qualquer suspeita deve ser investigada. “Ao notar uma mancha branca ou avermelhada com perda de sensibilidade ao tato ou ao calor, a pessoa deve procurar o serviço de saúde. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença imediatamente”, explicou Maria Amanda.
A movimentação na feira atraiu moradores como Osmar Lima, de 58 anos. Recentemente, ele acompanhou a esposa em uma investigação de mancha na pele. “É muito importante não facilitar com a saúde. Fomos ao posto, descobrimos que não era hanseníase, mas o cuidado deve ser constante”, relatou Osmar.
Já o vidraceiro Carlos Dias Lemos é a prova viva de que o tratamento funciona. Após descobrir a doença e passar pelo acompanhamento médico, ele hoje celebra a cura. “Tive todo o suporte da rede municipal e hoje estou tranquilo. As pessoas às vezes têm preconceito por falta de conhecimento, mas o recado é simples: apareceu um sinal ou mancha, procure a unidade de saúde”, aconselhou Carlos.
Vitória da Conquista conta com um serviço de referência especializado, composto por uma equipe multidisciplinar que inclui dermatologistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e farmacêuticos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, com sistema de “porta aberta”. Caso o cidadão identifique sintomas, pode procurar sua unidade de saúde local para ser encaminhado ao centro especializado.
Serviço:
São Paulo Seis estações da CPTM recebem ações com vagas de estágio e aprendizagem
São Paulo IPVA 2026: perdi o calendário de pagamento de janeiro; vou pagar multa?
São Paulo Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2026 têm início em março com escolas estaduais e Etecs
Mato Grosso do Sul Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão
Cidades Semob apresenta balanço de 2025 com avanços na fluidez do trânsito e ampliação do transporte rural
São Sebastião - SP Prefeitura desmobiliza Gabinete de Crise após redução das chuvas, mas São Sebastião continua em estado de atenção
Cidades Prefeitura de Vitória da Conquista celebra sucesso do “PM no Pôr do Sol” com grande público no Cristo de Mário Cravo
Verão Maior Paraná Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos
São Paulo Estações da CPTM recebem campanha de reforço de vacinação contra o sarampo nesta semana Mín. 19° Máx. 29°





