

Mais do que a maior metrópole da América Latina, São Paulo é uma terra de sonhos, histórias e oportunidades. Completando 472 anos neste domingo (25), a cidade faz parte da trajetória de milhares de brasileiros que encontram em solo paulista uma chance de mudar de vida. Há dois anos, a soldado Jéssica Santos, de 27 anos, seguiu esse caminho para se tornar uma policial militar do estado.
A formatura, ocorrida em dezembro na capital paulista, foi carregada de memórias que vieram à tona. Em um momento particular, a recém-formada tirou uma fotografia do bolso da farda e chorou em meio aos colegas que comemoravam a nova fase da vida. “Olhei para o céu e só pensei que ele estaria muito feliz”, disse em referência ao tio, que morreu há 14 anos.
José Rodrigues dos Santos, vítima de um derrame cerebral, foi o maior incentivador de Jéssica para seguir a carreira policial. “Eu finalmente consegui e dei o orgulho para ele de algo que tanto almejava”, disse a soldado, que aproveitou o momento para fazer uma chamada de vídeo com a tia, Maria Aparecida dos Santos, que estava na Bahia.
Jéssica contou que desde os quatro anos foi criada pelos tios em sua terra natal, em Itabuna (BA), e mudou-se para Salvador mais tarde, depois de alcançar a maioridade. “Eles são meu tudo. O que eu sou hoje devo a eles. Sempre me disseram que através da educação eu poderia conquistar o que eu quisesse”, relembra ao citar a persistência e o incentivo da família.
Presencialmente, a mãe, irmã e a sobrinha também puderam celebrar a conquista com a militar, que comemorou ao lado de mais de 2,5 mil policiais, na maior formatura de soldados realizada pelo Governo do Estado nos últimos 5 anos.

Também conhecida como “selva de pedra”, São Paulo foi a primeira cidade que acolheu Jéssica fora da Bahia, a mais de dois mil quilômetros de distância. Ela trabalhava como supervisora na capital baiana quando decidiu prestar o concurso público para a Polícia Militar de São Paulo, onde vislumbrou uma oportunidade de crescimento.
Com a aprovação no concurso, ela se mudou para o estado com a mãe, Marivalda Santos. A então aluna passou um ano em formação na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, na zona norte da capital.
Mesmo com a insegurança de morar em um lugar totalmente novo, ela encontrou em seus colegas de farda o acolhimento para seguir em frente. “Você acaba conhecendo pessoas de várias regiões do estado que têm o mesmo objetivo de vida que o seu. Então a gente se acolheu, deu forças um para o outro. Meus colegas foram um presente que São Paulo me deu e que irei guardar com muito carinho”, disse a militar.
A policial também comenta que os momentos passados em grupo aliviam um pouco a saudade da família. “A maioria do meu pelotão é do Nordeste e todos ficam distantes dos entes queridos. No Natal, fizemos uma ceia entre nós, nos unimos e fizemos aquele momento valer a pena.”
Mesmo já fazendo parte da Polícia Militar de São Paulo, Jéssica não pretende parar por aqui. Seu próximo objetivo dentro da corporação é prestar o concurso para entrar na Academia de Polícia do Barro Branco e se tornar uma oficial.
“Sei do peso que carrego hoje, de proteger as pessoas. Então fazer parte dessa instituição tem um significado muito importante para mim, desde o dia em que entreguei a minha vida no momento do juramento”, finalizou a policial.
Atualmente, a policial reforça o efetivo da Operação Verão em Praia Grande, no litoral paulista, alocada no 45º Batalhão do Interior. Ela permanece até o final de fevereiro, quando será remanejada para uma unidade fixa de trabalho.
São Paulo Seis estações da CPTM recebem ações com vagas de estágio e aprendizagem
São Paulo IPVA 2026: perdi o calendário de pagamento de janeiro; vou pagar multa?
São Paulo Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2026 têm início em março com escolas estaduais e Etecs
Mato Grosso do Sul Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão
Cidades Semob apresenta balanço de 2025 com avanços na fluidez do trânsito e ampliação do transporte rural
São Sebastião - SP Prefeitura desmobiliza Gabinete de Crise após redução das chuvas, mas São Sebastião continua em estado de atenção
Cidades Prefeitura de Vitória da Conquista celebra sucesso do “PM no Pôr do Sol” com grande público no Cristo de Mário Cravo
Verão Maior Paraná Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos
São Paulo Estações da CPTM recebem campanha de reforço de vacinação contra o sarampo nesta semana Mín. 19° Máx. 29°





